Creche Cria na Grota do Cigano abre para matrículas
A unidade educacional atenderá crianças de 0 a 5 anos; as matrículas acontecerão de 16 a 18 de janeiro

Os moradores da Grota do Cigano e das comunidades adjacentes podem garantir uma vaga na Creche Cria, localizada no Parque Linear na Grota do Cigano, durante o período de matrícula nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, das 8h às 17h, na própria unidade educacional.
São ofertadas 200 vagas destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. O equipamento será inaugurado no próximo dia 15, às 9h, pelo governador do Estado, Paulo Dantas. Com isso, será um total de 52 creches entregues à população alagoana.
O responsável legal deve levar os seguintes documentos da criança: certidão de nascimento, CPF, cartão de vacinação, Número de Inscrição Social (NIS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de duas fotos 3x4. Já o responsável pela criança precisa apresentar comprovante de residência atualizado e o cartão do Bolsa Família, caso seja beneficiário.
A creche vai funcionar por turno. A unidade será a primeira inaugurada pelo Governo do Estado na capital alagoana. Como a Prefeitura Municipal não aceitou receber a gestão do equipamento educacional, essa atribuição será desempenhada pelo Estado.
A Creche Cria é o maior programa de construção de creches da história de Alagoas, com recursos estaduais. O propósito é construir 200 creches, até 2026, e contribuir para alcançar a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), ou seja, universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade e ampliar a oferta nas creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.
A primeira Creche Cria foi inaugurada no dia 26 de março de 2022, em Delmiro Gouveia, município do Alto Sertão alagoano. Desde então, tem sido constante as entregas de creches pelo Estado.
Estrutura
As Creches Cria possuem um modelo padrão e são entregues totalmente mobiliadas pelo Estado. Os ambientes das unidades educacionais são lúdicos, com salas de atividade e espaços destinados para refeitório, cozinha, copa, almoxarifado, lavanderia, sala de professores, administrativa e seguem as orientações dos profissionais da área da Educação. Além de berçário e sala multiuso.
A Creche Cria na Grota do Cigano receberá o nome de Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso em homenagem à professora da rede estadual que trabalhou na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por 25 anos. A educadora morreu de Covid em 2021.
Últimas notícias

Suspeito de sequestrar sobrinha de sete anos é preso em São Paulo

Motorista perde controle de veículo e colide contra cerca na AL-225, em Piranhas

CSE conquista a Copa Alagoas com vitória nos pênaltis e garante vaga na série D de 2026

Grave acidente na AL-115 deixa três mortos e dois feridos, em Arapiraca

Mulher é executada em ataque a domicílio na zona rural de Arapiraca

Homem é executado a tiros horas após deixar clínica de reabilitação em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
