Covid 19: Veja quem pode ser vacinado no início do calendário de 2024
Estado de Alagoas seguirá o cronograma preconizado pelo Ministério da Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informa que a imunização contra a Covid-19 seguirá a estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação Infantil de 2024, a vacinação contra Covid-19 já está disponível para as crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos.
As doses do imunizante devem ser administradas nesse público, respeitando os seguintes intervalos: da 1ª dose para a 2ª deve esperar quatro semanas e da 2ª para a 3ª dose, oito semanas. O Ministério da Saúde orienta que as crianças que tiverem tomado as três doses em 2023, não vai precisam repetir a vacina em 2024.
O calendário do Ministério da Saúde contempla, também, neste momento, o reforço do imunizante para pessoas idosas com mais de 60 anos de idade, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.
A Sesau orienta que o intervalo mínimo para administração da dose de reforço será de 6 meses para gestantes e puérperas, pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos. Para os demais grupos prioritários, considerar a dose anual. Ressalta-se que os esquemas primários de vacinação contra a covid-19 não mais serão recomendados rotineiramente para as pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fizerem parte do grupo prioritário.
Contudo, se um indivíduo que não tenha sido vacinado em 2023 com nenhuma dose ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a covid-19, deverá iniciar ou completar o esquema de vacinação, que consiste em duas doses da vacina contra a Covid-19 disponível e recomendada para a idade, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, faz um apelo à população sobre a importância da vacina para resguardar a saúde de todos. "O governador Paulo Dantas está sempre nos recomendando atenção à imunização dos alagoanos. Não podemos vacilar, nem nos deixarmos enganar por fake news e pela desinformação. Devemos tomar todas as vacinas como forma de proteção, mas, sem entrar em pânico com relação à Covid-19. Estamos atentos e agindo preventivamente" afirmou o secretário.
Últimas notícias
Hospital da Criança de Alagoas alcança quase 400 mil atendimentos
Ex-estagiário da Polícia Científica de Alagoas é aprovado em concursos no PI e em SC
Corpo de Bombeiros do CE conhece programa integrado entre Samu e CBMAL
Rua Aberta não funcionará em Maceió no segundo turno das Eleições 2026
75 kg de drogas e mil cigarros eletrônicos são apreendidos em Arapiraca
Polícia Ambiental apreende seis armas e resgata 593 animais silvestres em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
