Educação

Pela primeira vez, estudantes de escolas municipais vão participar de solenidade unificada de formatura

Evento será promovido pela Prefeitura de Maceió e acontece nos dias 26 e 27 de janeiro

Por 7Segundos com Assessoria 25/01/2024 08h08
Pela primeira vez, estudantes de escolas municipais vão participar de solenidade unificada de formatura
Alunos da Ejai e Ensino Fundamental vão participar pela primeira vez de solenidade de formatura - Foto: Reprodução

A conclusão do Ensino Fundamental, marcado por grandes desafios para a maior parte dos estudantes, é uma conquista que
será comemorada em grande estilo por centenas de alunos da rede pública de ensino da capital.

De forma inédita, nos dias 26 e 27 de janeiro a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza duas solenidades de formatura de conclusão do Ensino Fundamental para alunos dos 9º anos e da Educação de
Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).

Participarão das solenidades cerca de mil formandos de 30 escolas que possuem as duas modalidades de ensino, divididos em dois grupos de 574 estudantes.

Cada aluno poderá levar até dois convidados para as formaturas, que acontecem nas noites de sexta-feira (26) e sábado (27), no Salão de Festas do Parque da Pecuária, no Trapiche da Barra.

A comemoração do final desta etapa da vida escolar e do início de uma nova será completa. A partir das 17h, os formandos serão recepcionados no local para sessão de fotografias com becas.

Apresentada por Maísa e Fernando Péron, a cerimônia de colação de grau, marcada para 19h30, acontece em seguida, com homenagens, mensagens e a presença de familiares dos formandos, da secretária municipal de Educação, Jó Pereira, professores, diretores e servidores das unidades escolares envolvidas.

Ao final da cerimônia, a festa prossegue com o DJ André Lorenzo e as bandas Los Borrachos e Hebanus.

Desafio vencido


“Uma formatura é a realização de um sonho e, nesse caso, marca uma nova etapa na vida dos nossos estudantes, que irão agora para o Ensino Médio.Para mim, como secretária da Educação, e para o nosso prefeito JHC, é uma alegria podermos proporcionar esse momento tão especial para centenas de alunos, que venceram o grande desafio de concluir o Ensino
Fundamental. Desejamos sucesso na nova etapa e agradecemos aos parceirosque nos ajudaram a tornar isso possível”, destacou a secretária Jó Pereira.

Um desses parceiros da Semed na organização, o professor Beto Brito frisou que as solenidades são “muito importantes para os alunos, para as famílias e para as escolas festejarem a conclusão do 9º ano, que representa um ciclo encerrado com chave de ouro e consciência de dever cumprido”.

Reconhecimento


Sabrina Larramendi, professora da Escola Padre Pinho, comentou que a formatura dos 9º anos é um momento muito importante para o encerramento da jornada educacional desses alunos. “Ao fazer esse evento, a Semed promove o reconhecimento do esforço de cada aluno e a dedicação dos professores, de toda a gestão e principalmente da família. Espero encontrar muita alegria, carinho e reencontros emocionantes”, comemorou.

Aluna do 9º ano da Escola Kátia Assunção, Maria Eduarda Raquely dos Santos Silva, 15 anos, falou sobre suas expectativas: “Estou feliz, acho que será uma boa experiência, em bom ambiente e acho que será organizado”, revelou.

Da mesma escola, Thafny Beatriz da Silva Costa, 15 anos, disse estar ansiosa com o evento. “Espero que tudo dê super certo. Compreendo que não é algo fácil, mas vamos fazer de tudo para que esse projeto saia da melhor maneira possível. Minhas
expectativas estão super lá em cima!”, celebrou.