Política

Deputado Delegado Fabio Costa convocará Ministro da Justiça para esclarecimento após fuga de detentos em presídio federal

Essa foi a primeira fuga de internos em uma penitenciária de segurança máxima no Brasil

Por 7Segundos com Assessoria 16/02/2024 09h09
Deputado Delegado Fabio Costa convocará Ministro da Justiça para esclarecimento após fuga de detentos em presídio federal
Fabio Costa manifesta sua indignação e exige esclarecimentos do Ministério da Justiça sobre o ocorrido - Foto: Divulgação

Em meio à preocupante fuga de dois detentos do presídio federal de Mossoró (RN), o Deputado Delegado Fabio Costa manifesta sua indignação e exige esclarecimentos do Ministério da Justiça sobre o ocorrido. Esta é a primeira fuga de internos em uma penitenciária de segurança máxima no Brasil, colocando em xeque a eficácia das medidas adotadas para manter a ordem e a segurança nessas unidades.

O parlamentar, conhecido por sua atuação incisiva na área de segurança pública, destaca a gravidade do episódio e ressalta que a fuga em uma unidade de segurança máxima é um alerta para a necessidade urgente de revisão e aprimoramento dos protocolos de segurança.

“A população tem o direito de saber o que aconteceu e quais ações concretas estão sendo tomadas para corrigir essa falha e garantir a segurança de todos. Não podemos permitir que episódios como esse fiquem impunes e que a integridade da população seja comprometida”, afirma o parlamentar.

Em sua cobrança por explicações, Fabio Costa enfatiza que a população merece saber quais medidas estão sendo tomadas para garantir a recaptura dos fugitivos e prevenir ocorrências similares no futuro. A segurança pública é uma pauta crucial, e o deputado reafirma seu compromisso em fiscalizar de perto a atuação do Ministério da Justiça diante desse episódio inaceitável.

Quanto à fala do Ministro da Justiça, Lewandowski, sobre a suposta influência do carnaval na fuga, o Delegado Fabio Costa critica veementemente tal argumento. Para o parlamentar, a fala do Ministro buscou desviar o foco do verdadeiro problema: a necessidade de medidas eficazes para manter a integridade e a ordem nos presídios federais.

Neste contexto, o Deputado Federal manifestou que irá requerer a convocação do Ministro da Justiça para prestar esclarecimentos na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Para Fabio Costa, a segurança dos cidadãos e a eficácia do sistema prisional devem ser prioridades inquestionáveis. A ação do parlamentar busca pressionar por respostas e soluções adequadas diante de episódios que comprometem a confiança da sociedade no sistema carcerário do país.