Política

MPAL entrega lista com os seis nomes que vão disputar vaga de desembargador ao TJAL

Agora, o pleno do Tribunal de Justiça vai analisar a lista e reduzi-la à três nomes

Por Felipe Ferreira 23/02/2024 10h10 - Atualizado em 23/02/2024 17h05
MPAL entrega lista com os seis nomes que vão disputar vaga de desembargador ao TJAL
O PGJ em exercício, Lean Araújo, foi pessoalmente ao TJ entregar a lista sêxtupla ao presidente da corte, Fernando Tourinho. - Foto: Assessoria TJAL

Após reunião do Conselho Superior do Ministério Público de Alagoas (MPAL), a lista com os seis nomes que vão disputar a vaga em aberto de desembargador foi entregue ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

O atual procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, obteve seis votos, tendo sido o único candidato votado por todos os integrantes do Conselho Superior. Também vão compor a lista o procurador de Justiça Valter José de Omena Acioly e os promotores de Justiça Edelzito Santos Andrade, Advaldo Batista de Souza Junior, Cláudio José Brandão Sá e Luiz Cláudio Branco Pires.

Ainda disputaram a vaga os procuradores de Justiça Walber José Valente de Lima e Maria Marluce Caldas Bezerra, e os promotores de Justiça Magno Alexandre Ferreira Moura, Marcus Aurélio Gomes Mousinho e Max Martins de Oliveira e Silva.

O Procurador-Geral de Justiça em exercício, Lean Araújo, foi pessoalmente ao Tribunal de Justiça entregar a lista sêxtupla ao presidente da corte, desembargador Fernando Tourinho.

“Seguimos rigorosamente o que prevê a Constituição, que exige idade de pelo menos 35 anos, tempo mínimo de serviço prestado ao Ministério Público de 10 anos e, claro, fizemos a análise da trajetória de todos eles dentro da nossa instituição. Esse é um processo complexo que envolve três etapas, e esta que finalizamos nesta quinta-feira foi apenas a primeira. Vamos aguardar, portanto, a partir de agora, o trâmite dentro do Tribunal de Justiça e, na sequência, o envio da nova lista ao Poder Executivo”, explicou Lean Araújo.