Política

Ex-comandante do Exército confirma reuniões sobre “minuta do golpe”, dizem fontes da PF

Encontros foram citados na delação do tenente-coronel Mauro Cid

Por CNN Brasil 02/03/2024 16h04
Ex-comandante do Exército confirma reuniões sobre “minuta do golpe”, dizem fontes da PF
Ex-comandante do Exército e general da reserva Marco Antônio Freire Gomes - Foto: Reprodução/CNN

O ex-comandante do Exército e general da reserva Marco Antônio Freire Gomes confirmou em depoimento à Polícia Federal ter presenciado reuniões onde foram discutidos os termos da chamada “minuta do golpe”.

A informação foi apurada pela CNN com fontes ligadas à investigação. O depoimento completo é mantido em sigilo para não comprometer as investigações.

Os encontros foram citados na delação do tenente-coronel Mauro Cid.

Uma das reuniões citadas pelo ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) foi um encontro entre a cúpula do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para discutir detalhes de um plano de golpe para não deixar o poder.

A reunião teria ocorrido quando Bolsonaro ainda estava na presidência, após as eleições de 2022.

Os investigadores agora vão se debruçar sobre os detalhes do depoimento e buscam manter o máximo de informações sob sigilo para estudar novos passos da apuração sobre uma tentativa de golpe de Estado.

Freire Gomes precisou ficar na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília (DF) até às duas horas da manhã deste sábado (2).

Dentre os mais de 20 depoimentos tomados pela autoridade policial após o início da operação Tempo da Verdade, Freire Gomes fez o depoimento mais longo.

Foram cerca de oito horas de depoimento e como de praxe, após a oitiva, houve leitura e revisão de todas as informações.

Segundo integrantes da investigação, o general respondeu a todas as perguntas.