Educação

Jornada Pedagógica 2024 vai reunir professores, coordenadores e diretores escolares

Iniciativa tem como tema 'Garantir o direito de aprender: compromisso de todos'

Por 7Segundos com Assessoria 04/03/2024 11h11
Jornada Pedagógica 2024 vai reunir professores, coordenadores e diretores escolares
Jornada Pedagógica será realizada nos dias 4, 5 e 6 de março - Foto: Reprodução

Com o tema “Garantir o direito de aprender: compromisso de todos”, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Fundepes e outros colaboradores, realiza nos dias 4, 5 e 6 de março, a Jornada Pedagógica 2024. O evento será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na Cruz das Almas, com uma série de palestras, dinâmicas, apresentações culturais e formações.

A Jornada Pedagógica é voltada para professores, diretores e coordenadores pedagógicos e tem como foco principal o desenvolvimento e aprendizado de crianças e estudantes, com inclusão, equidade e qualidade.

Na abertura do evento, a secretária Municipal de Educação, Jó Pereira, assinará o Termo para Premiação de Escolas com os Melhores Indicadores Educacionais e Histórias de Superação.

A programação do primeiro dia da Jornada começa às 18h e contará, ainda, com apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas e da Banda de Pífano “Fulô da Chica Boa”; homenagens aos professores Zezito e Rosário de Fátima; e Aula Magna sobre “O grande poder transformador da educação inclusiva e de qualidade no desenvolvimento integral das crianças, estudantes e comunidade”, ministrada pela presidente da Undime Nordeste, Josevanda Franco.

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, destaca que a Jornada Pedagógica deste ano é mais um investimento da gestão na formação profissional dos integrantes da rede pública municipal de ensino, reforçando o compromisso do prefeito JHC e da gestão municipal com a educação.

“Esse momento é muito importante para nossa rede. Do corpo docente aos alunos, é essencial promover essa integração entre a comunidade escolar, capacitando nossos servidores, aprimorando técnicas e garantindo que a rede municipal de ensino continue a oferecer um serviço de qualidade à população”, afirma Jó.

A consultora em Educação Rita Ippolito destaca que a programação será focada em proporcionar uma atividade especial de encontro com a rede pública municipal de ensino e também, vivências formativas, partilhar saberes com palestrantes e debatedores para ampliar conhecimentos e refletir sobre as práticas pedagógicas, entre educadoras e educadores da Educação.

“Será um grande momento para que professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da área se integrem ainda mais à Rede Municipal de Educação e saibam que estamos construindo nossa política educacional, junto com professores e equipes gestoras que lidam diretamente com a escola e a sala de aula”, explica Rita.

Nos dias 5 e 6, a programação será focada em proporcionar um momento especial de encontro com a rede pública municipal de ensino, com os parceiros, com as autoridades e com representantes da comunidade escolar. Essa atividade acontecerá em oito salas temáticas, abordando temas como Garantia do Direito à Alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental; Universalização da Qualidade da Educação Infantil; Como Enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico e de Gestão Escolar de 2024; e o Laboratório “A Pedagogia no Cotidiano”, uma proposta para vivenciar novas formas de ensinar, de aprender na prática.

A conferência de encerramento acontecerá no auditório Pontes de Miranda e abordará o tema “O panorama da educação nacional, nossos dados, nossos instrumentos estratégicos de avaliação”. A palestra será proferida pelo
fundador e presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande, e será mediada pela secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira.

O evento será finalizado com uma apresentação do grupo das mulheres do Coco das Aqualtunes e contará com um coquetel musical e cultural.

Veja a programação na íntegra - Clique aqui

O evento contará com a presença de parceiros como o Ministério Público Estadual (MP/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Conselho Municipal de Educação (Comed), Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL).