Jornada Pedagógica 2024 vai reunir professores, coordenadores e diretores escolares
Iniciativa tem como tema 'Garantir o direito de aprender: compromisso de todos'
Com o tema “Garantir o direito de aprender: compromisso de todos”, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Fundepes e outros colaboradores, realiza nos dias 4, 5 e 6 de março, a Jornada Pedagógica 2024. O evento será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na Cruz das Almas, com uma série de palestras, dinâmicas, apresentações culturais e formações.
A Jornada Pedagógica é voltada para professores, diretores e coordenadores pedagógicos e tem como foco principal o desenvolvimento e aprendizado de crianças e estudantes, com inclusão, equidade e qualidade.
Na abertura do evento, a secretária Municipal de Educação, Jó Pereira, assinará o Termo para Premiação de Escolas com os Melhores Indicadores Educacionais e Histórias de Superação.
A programação do primeiro dia da Jornada começa às 18h e contará, ainda, com apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas e da Banda de Pífano “Fulô da Chica Boa”; homenagens aos professores Zezito e Rosário de Fátima; e Aula Magna sobre “O grande poder transformador da educação inclusiva e de qualidade no desenvolvimento integral das crianças, estudantes e comunidade”, ministrada pela presidente da Undime Nordeste, Josevanda Franco.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, destaca que a Jornada Pedagógica deste ano é mais um investimento da gestão na formação profissional dos integrantes da rede pública municipal de ensino, reforçando o compromisso do prefeito JHC e da gestão municipal com a educação.
“Esse momento é muito importante para nossa rede. Do corpo docente aos alunos, é essencial promover essa integração entre a comunidade escolar, capacitando nossos servidores, aprimorando técnicas e garantindo que a rede municipal de ensino continue a oferecer um serviço de qualidade à população”, afirma Jó.
A consultora em Educação Rita Ippolito destaca que a programação será focada em proporcionar uma atividade especial de encontro com a rede pública municipal de ensino e também, vivências formativas, partilhar saberes com palestrantes e debatedores para ampliar conhecimentos e refletir sobre as práticas pedagógicas, entre educadoras e educadores da Educação.
“Será um grande momento para que professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da área se integrem ainda mais à Rede Municipal de Educação e saibam que estamos construindo nossa política educacional, junto com professores e equipes gestoras que lidam diretamente com a escola e a sala de aula”, explica Rita.
Nos dias 5 e 6, a programação será focada em proporcionar um momento especial de encontro com a rede pública municipal de ensino, com os parceiros, com as autoridades e com representantes da comunidade escolar. Essa atividade acontecerá em oito salas temáticas, abordando temas como Garantia do Direito à Alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental; Universalização da Qualidade da Educação Infantil; Como Enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico e de Gestão Escolar de 2024; e o Laboratório “A Pedagogia no Cotidiano”, uma proposta para vivenciar novas formas de ensinar, de aprender na prática.
A conferência de encerramento acontecerá no auditório Pontes de Miranda e abordará o tema “O panorama da educação nacional, nossos dados, nossos instrumentos estratégicos de avaliação”. A palestra será proferida pelo
fundador e presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande, e será mediada pela secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira.
O evento será finalizado com uma apresentação do grupo das mulheres do Coco das Aqualtunes e contará com um coquetel musical e cultural.
Veja a programação na íntegra - Clique aqui
O evento contará com a presença de parceiros como o Ministério Público Estadual (MP/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Conselho Municipal de Educação (Comed), Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL).
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
