Autarquia de Limpeza Urbana transforma pontos de lixos em áreas de convívio
A transformação foi feita com paisagismo e plantio de mudas em áreas do Poço, Chã da Jaqueira, Graciliano Ramos, Prado e Vergel, onde antes se acumulavam resíduos descartados irregularmente
Atendendo a pedidos da população e seguindo o cronograma de revitalização dos pontos de lixo da capital, as equipes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realizaram a limpeza e a recuperação das áreas públicas de cinco localidades, situadas nos bairros Poço, Chã da Jaqueira, Graciliano Ramos, Prado e Vergel do Lago.
As ações, executadas durante o último mês, foram concluídas nesta semana e contaram com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade.
Os espaços, que geravam toneladas de resíduos por semana, causavam transtornos para a população. Por conta da sujeira, as comunidades eram afetadas pelo mau-cheiro e a presença de animais peçonhentos como escorpiões, ratos e baratas. Os moradores relataram que o ambiente era feio e sujo. "Aqui dava muito rato e todo tipo de inseto por conta do lixo. Fico muito feliz em ver que a Prefeitura de Maceió limpou e está fazendo essa decoração", disse Analice Martins, que mora no Conjunto Luiz Pedro há seis anos.
A moradora ressaltou ainda, a importância da colaboração dos moradores para manter o local limpo e organizado. "Em nada adianta se os moradores não colaborarem também, né. Tem que parar de jogar lixo no lugar e hora errada", alertou.
Nas cinco áreas públicas, a Alurb fez a colocação de cercas decorativas, caqueiras com plantas ornamentais e pedriscos de vários tipos, mudando a realidade anterior dos locais, que também receberam pintura nova.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, destacou o trabalho desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros de Maceió. "Mais cinco pontos de lixo foram eliminados e pudemos devolver esses espaços revitalizados à população. Estamos a cada dia atingindo o nosso objetivo de erradicar o descarte irregular que é feito na capital e melhorar Maceió para todos", afirmou.
Outra ação realizada foi a educação ambiental. Servidores da Alurb foram de porta em porta explicar a atividade realizada no ponto de lixo e orientar a respeito do descarte correto dos materiais e da preservação daquela área.
"Todos que residem perto dos locais revitalizados ficaram cientes de suas responsabilidades, de como preservar a área, de como aproveitá-la melhor e entender que todos da comunidade também querem utilizar. Assim, irão dividir funções e cuidar do ambiente que proporcionamos", completou a diretora.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
