Senador da CPI da Braskem diz que empresa apresentou dados falsos que podem levar à prisão de diretores
Cunha disse à coluna que os “dados falsos para obter licenças ambientais podem resultar em prisão para diretores da Braskem”
A CPI da Braskem identificou casos em que a empresa enviou informações falsas a órgãos de fiscalização, para obter licenças ambientais. A informação é de senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), que integra a comissão.
Cunha disse à coluna que os “dados falsos para obter licenças ambientais podem resultar em prisão para diretores da Braskem”.
— Com certeza, em algum momento, a empresa sabia o que estava acontecendo. Vamos identificar que momento foi esse e saber se ela acelerou a extração para ter mais lucro ainda, ou se comunicou aos órgãos de fiscalização como deveria ter feito — afirmou o senador.
Cunha relata que, após a análise de documentos enviados à CPI e a oitiva de diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Alagoas, a comissão constatou que a empresa apresentou dados falsos sobre o impacto ambiental com a extração do mineral sal-gema, em Maceió.
A CPI apurou que foram retirados mais de 750 mil caminhões de sal do solo de uma área habitada e populosa no município. Na reunião desta quarta-feira (13), o diretor-presidente do IMA, em Alagoas, Gustavo Ressurreição Lopes, admitiu que um estudo de impacto ambiental foi extraviado do órgão e não havia cópia.
— Estamos em busca da responsabilidade por ação, que está caracterizada a Braskem, mas também saber onde houve omissão. Vamos identificar quem deixou de fazer o seu papel, o órgão de fiscalização que não cumpriu com o dever de proteger as pessoas — disse Cunha.
Nota da Braskem
A Polícia Militar prendeu um dos suspeitos de envolvimento no atentado que deixou uma pessoa morta e outra ferida durante uma partida de futebol no bairro do Bom Parto.
O homem, de 38 anos, foi preso nessa quinta-feira (14) na Rua Beira Lagoa, durante uma operação contra uma organização criminosa.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
