Economia

Vendas no varejo cresceram 1,9% no mês de fevereiro em Alagoas

Dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)

Por 7Segundos com Assessoria 14/04/2024 08h08
Vendas no varejo cresceram 1,9% no mês de fevereiro em Alagoas
“Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo” apresentou queda de -0,2% em fevereiro - Foto: Pexels

As vendas no varejo alagoano apresentaram aumento de quase 2% entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024. É o que mostra a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor vem apresentando altas consecutivas desde novembro de 2023. Em dezembro do ano passado, o volume de vendas no varejo registrou o maior crescimento dos últimos meses (+3,6%).

A partir de 2024, as vendas continuaram crescendo no estado, mas em ritmo menor: +1,3% em janeiro e +1,9% em fevereiro, último índice divulgado pelo IBGE.

No Brasil, as vendas no varejo alcançaram a segunda alta consecutiva, com crescimento de 1%, e atingiram o maior patamar na série histórica, desde janeiro de 2000. É a segunda vez que o país apresenta alta de dois meses consecutivos desde o início da pesquisa.

O acumulado de janeiro a fevereiro de 2024 é de 6,9% de crescimento no estado. O acumulado dos últimos 12 meses é de 3,8%.

Comércio varejista ampliado

Por sua vez, o setor do comércio varejista ampliado, que inclui os setores “veículos, motos, partes e peças”, “material de construção” e “atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo” apresentou queda de -0,2% em fevereiro.

Já em relação ao mesmo período do ano anterior, fevereiro de 2023, o comércio varejista ampliado cresceu 10% no estado. O acumulado de janeiro a fevereiro de 2014 apresentou alta de 9%. O crescimento foi de 2,8% no comércio varejista ampliado.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que visam acompanhar o comportamento do comércio varejista em todo o país, todos os meses. O objetivo da PMC é acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e comércio varejista ampliado, produzindo resultados mensais acerca da variação do volume e receita nominal de vendas.