Infraestrutura

Obra do primeiro trecho da ciclovia da Durval de Góes Monteiro está em conclusão

Ao todo, via terá 2 km de espaço exclusivo para os ciclistas

Por 7Segundos com Assessoria 15/04/2024 17h05
Obra do primeiro trecho da ciclovia da Durval de Góes Monteiro está em conclusão
Ciclovia da Durval de Góes Monteiro tem primeiro trecho da obra em conclusão - Foto: Flávio Cordeiro/Ascom Seminfra

A população de Maceió está muito próxima de ganhar mais 2 km de ciclovia na Avenida Durval de Góes Monteiro, importante via de tráfego de veículos da capital alagoana. Com as obras avançadas, o serviço de concretagem no primeiro trecho já chega a 99% de execução. A nova etapa será somada aos quase 5 km de ciclovia já entregues na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol.

Com a evolução dos trabalhos, aqueles que utilizam a bicicleta como meio de locomoção, logo poderão trafegar com mais segurança no trecho entre a Facima, no Canaã, e a Tupan, no bairro Petrópolis. Ao todo, com a conclusão da obra, serão mais de 7 km de um espaço exclusivo para o tráfego de ciclistas, com início na Praça Centenário, no Farol.

“É mais uma forma de dar mais dignidade à população”, disse o secretário de Infraestrutura, Lívio Lima. “Com a construção das ciclovias, nós conseguimos levar mais segurança para aquele trabalhador que se desloca todos os dias de bicicleta e que precisava disputar espaço com os veículos na via”, concluiu.

O novo trecho de ciclovia da Durval de Góes Monteiro contará, também, com pontos de proteção em madeira, assim como o que já foi realizado na Fernandes Lima, com o objetivo de preservar as raízes das árvores existentes no canteiro central da via, com uma elevação adequada. A iniciativa também permitiu a recuperação da drenagem existente abaixo da ciclovia. Além disso, ela vai ter sinalização completa – vertical e horizontal.

A obra faz parte do pacote de serviços que estão sendo levados para a Avenida Durval de Góes Monteiro, que está sendo ampliada com mais duas faixas de rolamento, tanto no sentido Centro quanto em direção ao Aeroporto.

Além disso, a via recebe pavimentação asfáltica e conta também com a implantação de drenagem, nova iluminação pública, novo sistema de eletricidade e calçadas padronizadas com acessibilidade.