Equipe de Fonoaudiologia da Uncisal ministra palestra para alunos do Curso de Formação de Oficiais
O objetivo foi repassar orientações aos profissionais que visam ao uso adequado da voz e minimização dos efeitos negativos relacionados à saúde vocal
Na manhã deste 16 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Voz, uma equipe do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) esteve na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), para ministrar uma palestra voltada aos alunos do Curso de Formação de Oficiais da PM alagoana (CFO/PMAL). O objetivo foi repassar orientações aos profissionais que visam ao uso adequado da voz e minimização dos efeitos negativos relacionados à saúde vocal.
A equipe, coordenada pela fonoaudióloga e professora Gabriela Sóstenes e composta pelos estudantes João Castro, Claudiane Soares e Adrian Felipe, inicialmente traçou um perfil a partir de informações apresentadas pela turma sobre as principais demandas relacionada ao tema, como a importância da entonação da voz de comando. Em seguida, foram repassadas aos alunos algumas técnicas de higiene vocal e respiração, bem como foi trabalhada a relação de aspectos como alimentação, hidratação e sono com a saúde vocal.
De acordo com o estudante João Castro, estagiário do último ano do curso de Fonoaudiologia e que atuou como um dos instrutores, a voz é um dos instrumentos importantes do trabalho desenvolvido pela Corporação. “A projeção da voz firme funciona como uma estratégia para conferir segurança, confiança e credibilidade ao trabalho policial. É através dela, sobretudo, que é possível estabelecer uma comunicação eficiente, tanto entre os policiais, quanto com a sociedade”, frisou.
Para o cadete Erivaldo Neto, a palestra e as técnicas repassadas servirão para melhorar a qualidade de vida em geral, com atenção especial para a saúde vocal da turma. "Durante a nossa formação estamos sempre precisando exercer a voz de comando e as técnicas que aprendemos hoje irão auxiliar bastante para uma melhora significativa", destacou o cadete.
Últimas notícias
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
