Creches Gigantinhos transformam vida de crianças e famílias
Educação em tempo integral proporciona mudança de vida de quase duas mil crianças em Maceió
A abertura do Centro Municipal de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEI-RP) Professora Zaira Nascimento de Oliveira, da Chã da Jaqueira, já tem proporcionado mudanças na vida e na rotina das crianças e suas famílias. A unidade Gigantinhos comporta um total de 680 crianças e oferece educação de qualidade em tempo integral.
Nesta quarta-feira (17), o prefeito de Maceió, JHC, e a secretária de Educação da capital, Jó Pereira, realizaram uma visita ao CMEI-RP para conhecer o espaço já em funcionamento, cujas aulas começaram oficialmente na segunda-feira (15).
Apesar de pouco tempo de atividades, as transformações já são vivenciadas pelas mães, pais e responsáveis pelos pequenos. Como é o caso da aluna de 2 anos, Maria Luiza, cuja rotina já mudou completamente após iniciar o período integral na creche. “Ela não gostava de acordar cedo, mas agora todos os dias, acorda cedo e feliz para vir para cá”, revelou a mãe da menina, Paula de Araújo, ao acrescentar que achou o local confortável e muito seguro. "Antes, não tínhamos onde deixar nossos filhos para poder trabalhar”, acrescentou a mãe ao elogiar a nova unidade Gigantinhos.
O pequeno Pedro Emanuel, 2 anos, também já se adaptou à nova rotina. “Estava difícil encontrar um lugar em que a gente possa ter aconchego e uma equipe como essa que trata nossos filhos bem. Meu filho chorou na primeira vez, mas hoje ele já entra e vai brincar com as tias e os amiguinhos”, contou a mãe Maria Graziele Gomes, ao elogiar a creche.
O CMEI-RP Professora Zaira Nascimento de Oliveira é gerenciado pelo IGEVE e possui 16 salas, distribuídas para turmas do berçário ao segundo período, refeitório, playground com brinquedos, área aberta e pátio. Foram contratados 84 profissionais, entre eles professores, equipe de apoio e cozinheiros para atuarem na unidade de ensino.
Por funcionar em tempo integral, as crianças fazem seis refeições diárias com café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, janta e ceia.
A unidade Gigantinhos estava sendo aguardada pela família de Taiwan da Silva, pai de Eliz, 8 meses, e da Luna, 4 anos.
Ambas estão matriculadas na creche e agora o motorista por aplicativo ficará mais tranquilo para trabalhar, assim como a sua esposa. “Para os pais que precisam trabalhar é muito importante ter um lugar desse como toda essa estrutura e um preparo dos profissionais”, afirmou Taiwan.
Gigantinhos
Nesta semana também foram inauguradas outras duas unidades Gigantinhos que também funcionam em tempo integral: CMEI-RP Professora Maria Elizabete dos Santos, no bairro Santos Dumont, com 1.200 crianças e o CMEI-RP Professora Cleide Gomes Cordeiro da Silva, Ponta da Terra, atendendo 120 pequenos. Ao todo, cerca de duas mil crianças maceioenses, que estavam fora da sala de aula, iniciaram as atividades educacionais na rede pública municipal de ensino.
Até o final de 2024, por meio do Programa Gigantinhos, a Prefeitura de Maceió vai oferecer mais 10 mil novas vagas em creches, todas em regime de tempo integral.
Inicialmente, 4.300 vagas de creche e pré-escola foram assim distribuídas: 1.350 no CMEI/RP Antares; 1.200 no CMEI/RP Santos Dumont; 680 no CMEI/RP Chã da Jaqueira; 500 no CNEC Poço; 450 no Tabuleiro do Martins; e 120 na Ponta da Terra.
Também foram investidos R$ 165 milhões na assinatura da ordem de serviço para a construção de 10 creches para 3.200 alunos.
Últimas notícias
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Homem é baleado em tentativa de homicídio na feirinha do Santa Luzia, em Penedo
Homem de 26 anos é assassinado a tiros em via pública no Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos
Carro capota próximo ao Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
