Comunidade

”É preciso dar esperança à população de rua.", diz Leonardo Dias após visita a programa social no Rio de Janeiro

A convite do coordenador Executivo Institucional da Prefeitura Municipal de Maceió, Claydson Moura, o vereador Leonardo Dias conheceu o Programa Seguir em Frente, no Rio de Janeiro.

Por 7Segundos com Assessoria 19/04/2024 19h07
”É preciso dar esperança à população de rua.', diz Leonardo Dias após visita a programa social no Rio de Janeiro
Vereador Leonardo Dias conhece o programa Seguir em frente - Foto: Assessoria

Este programa carioca tem como objetivo fornecer apoio para que a população em situação de rua possa superar a vulnerabilidade social e reconstruir suas vidas com dignidade. Durante sua visita, Leonardo Dias se impressionou com a estrutura de acolhimento e os serviços básicos oferecidos aos moradores de rua no Rio de Janeiro.

Segundo o vereador, o Programa Seguir em Frente opera em duas etapas. Na primeira fase, é fornecido apoio logístico e alimentação para os moradores de rua.

"Há um ponto de apoio aos moradores de rua, que fica próximo ao Morro da Mangueira, no bairro Maracanã. Lá eles têm acesso a atendimento médico, enfermaria 24 horas, serviços para retirada de documentos, além de banheiros, uma área de convivência, barbeiro, lavanderia, uma série de coisas que dão dignidade para essa população tão sofrida", destacou Dias.

Na segunda etapa, o programa capacita esses indivíduos para ingressarem no mercado de trabalho.

"A assistência social faz uma triagem e muitos deles buscam ir para uma unidade de acolhimento da Secretaria de Saúde. Lá eles são vinculados a um programa de estágio das unidades de saúde, onde iniciam ganhando uma bolsa no valor de R$ 900 reais. Na etapa dois, eles precisam alugar um imóvel para morar e a partir daí, a bolsa sobre para o valor de um salário mínimo", complementou o vereador.

Posteriormente, os estagiários são estimulados a encontrarem um endereço fixo. Com essa conquista, o valor da bolsa é aumentado para um salário mínimo. O programa tem obtido sucesso e, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, alguns participantes já conseguiram empregos formais.

"É um trabalho de acolhimento, mas sobretudo de seguir em frente, para que a pessoa possa recuperar sua condição de ter uma vida independente", prosseguiu.

Dias acredita que um programa como o Seguir em Frente poderia beneficiar a população de rua de Maceió, que enfrenta desafios significativos de vulnerabilidade social. Ele expressou seu desejo de colaborar com a Prefeitura de Maceió para implementar um programa social semelhante na cidade, destacando a importância de oferecer não apenas assistência financeira e abrigo, mas também oportunidades para que essas pessoas se tornem autossuficientes.

"Nosso intuito é, junto com a Prefeitura de Maceió, trazer um programa social para Maceió. Sem dúvidas será um importante salto para dar mais dignidade a quem tanto precisa do Poder Público. Mais do que somente dar dinheiro ou acolhimento, é muito importante ofertar meios para que essa população seja independente e consiga garantir o seu próprio sustento", concluiu Leonardo.

Na Câmara Municipal de Maceió, Leonardo Dias é conhecido pelo seu apoio ativo aos moradores de rua. Ele destinou mais de R$ 1 milhão em emendas para instituições como a Casa de Ranquines e o Lar Evangélico Pastor Esperidião de Almeida (LEAL), que oferecem suporte à população vulnerável.

Além disso, o vereador empreendeu esforços para fornecer moradias para os indígenas da tribo Warao, que fugiram da ditadura venezuelana liderada por Nicolás Maduro.