Hospital Metropolitano promove palestras e blitz para promover a saúde e a segurança no trabalho
Durante todo o mês, profissionais da unidade hospitalar participaram de eventos com integração, instruções e dinâmicas
Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalhador (SmartLab), ferramenta criada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), apontam que, no Brasil, até 2022, último ano do levantamento, 612,9 mil pessoas se acidentaram no ambiente de trabalho e 2,5 mil morreram.
Em Alagoas, no mesmo período, foram 3,4 mil acidentes registrados e, com base nestas estatísticas, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, promoveu, ao longo deste mês, a Campanha Abril Verde, onde foram realizadas palestras e blitzes para enaltecer as medidas que visam garantir a saúde e a segurança no trabalho.
Para isso, os profissionais do Hospital Metropolitano, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tiveram a oportunidade de participar de eventos alusivos ao tema durante todo o mês, com integração, instruções e dinâmicas. “Fizemos eventos direcionados aos profissionais da casa e também para as equipes das empresas que desempenham suas atividades laborais em nossa unidade, como o pessoal da limpeza e alimentação. Nossa intenção foi contemplar todos”, explicou Douglas Andrade, engenheiro de Segurança do Trabalho.
Em uma de suas palestras, Douglas Andrade alertou sobre a percepção de risco que cada profissional deve ter no seu ambiente de trabalho. Ele explicou que, no caso dos profissionais da Enfermagem, por exemplo, existem os perigos de exposição a agentes biológicos, através da utilização de seringas, agulhas, bisturís e perfurocortantes. “Esse ambiente pode desencadear algum acidente de trabalho e, por isso, é necessário o descarte correto. Incentivamos o profissional a perceber o agente de risco no seu ambiente e não agir sozinho, pedir apoio, trabalhar em equipe, conversar com os responsáveis que podem resolver a situação e não se auto-excluir do problema. Cada um pode contribuir com a solução”, ressaltou.
O psicólogo Anderson Fernandes também foi palestrante e abordou a importância da saúde mental no ambiente profissional. Segundo ele, é fundamental o profissional se atentar com práticas preventivas para não desencadear qualquer tipo de transtorno relacionado à mente. “A prática de exercícios físicos, a psicoterapia e as intervenções medicamentosas, quando necessário, apontam para prevenção com relação a doenças ocupacionais e evitam o afastamento por motivos relacionados à mente”, discorreu
Já Aryanne Kelly Mendonça, responsável técnica pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Metropolitano, pontuou sobre a importância da notificação das doenças ocupacionais para o colaborador e a instituição. “É por meio da notificação que as informações sobre a ocorrência e as características das doenças e agravos são registradas e sistematizadas, permitindo a aplicação de medidas de prevenção e controle, além de subsidiar o planejamento e a programação em saúde”, esclareceu. Blitz do Adorno Zero
Encerrando a Campanha Abril Verde, foi realizada a Blitz do Adorno Zero, em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). “O objetivo foi orientar os profissionais sobre a importância de seguir as normas, como por exemplo, a NR32, que veda o uso de adorno nos ambientes hospitalares. Isso porque, esses ambientes são considerados lugares com maior risco de contaminação por micro-organismos e agentes infecciosos”, ressaltou Deyse Oliveira, enfermeira do Trabalho no Metropolitano.
História
O movimento Abril Verde é uma iniciativa que visa conscientizar sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. Ele surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, estabelecido pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) em 28 de abril.
Últimas notícias
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
HGE realiza em sequência duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas
Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade
Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem
Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família
Hemoal promove coleta externa de sangue em União dos Palmares nesta terça-feira (16)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
