Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras; Magda Chambriard deve assumir o cargo
A substituta deve ser Magda Chambriard, que atuou como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu na noite desta terça-feira (14) o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Indicado no ano passado para a função, Prates vinha manifestando publicamente divergências com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira – a mais recente em relação à distribuição de dividendos extraordinários da empresa, pelo qual enfrentou semanas de “fritura”.
A substituta deve ser Magda Chambriard, que atuou como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff. Prates se despediu da equipe nesta tarde com uma mensagem, segundo apuração da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo. No texto encaminhado aos colegas, Prates sugere que Silveira e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, influenciaram na decisão.
"Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco", diz Prates.
A decisão foi informada aos acionistas em um "fato relevante" divulgado pela empresa. Prates também deve renunciar ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.
"A Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prates, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada", diz o comunicado.
Chambriard já teria aceitado o convite feito por Lula para comandar a Petrobras.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar e aliados querem ouvir Dino sobre quebra de sigilo de Lulinha
Polícia tenta identificar suspeitos de depredar carros na final do Alagoano em Arapiraca
Lanchonete no Centro de Arapiraca é arrombada e invadida durante a madrugada
Renan Filho minimiza envolvimento de Lula com caso Master e critica oposição
CNU: prazo para candidato confirmar interesse em vaga termina hoje
Vice-prefeita de Palmeira dos Índios revela motivo de rompimento com Júlio Cezar
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
