Após projeto de Alexandre Ayres, acervo de Nelson da Rabeca se torna patrimônio cultural e imaterial
Ayres lembra que Nelson alcançou renomada originalidade e perfeição nas composições

O projeto de lei nº 733/2024, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), que reconhece o acervo artesanal/musical do mestre Nelson da Rabeca como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Alagoas foi aprovado em 2º turno, nesta terça-feira (14), em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL).
“Sou um deputado e cidadão apaixonado pela cultura do nosso estado. Nelson da Rabeca é um ícone musical, reconhecido nacionalmente e internacionalmente, e faltava esse reconhecimento”, justificou o parlamentar.
Ayres lembra que Nelson da Rabeca alcançou renomada originalidade e perfeição no ofício, compôs baiões, xotes, marchas e forró pé-de-serra, tornando-se uma referência nacional nesse segmento.
Compreende-se como acervo artesanal/musical do mestre Nelson da Rabeca, os registros feitos nas mais variadas mídias sobre sua história e suas artes, as ferramentas de trabalho e as peças (rabecas) artesanais produzidas por ele e por seus aprendizes. “Eu vou lutar bastante na Assembleia Legislativa para que a gente reconheça esses ícones, seja na cultura, na música, para que as próximas gerações conheçam a história de Alagoas”, concluiu o parlamentar.
Entende-se por patrimônio cultural, os bens de natureza material e imaterial tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o artigo 216 da Constituição Federal. O projeto vai para sanção do governador Paulo Dantas (MDB).
Nelson da Rabeca
Mestre Nelson da Rabeca, reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2009. Seu Nelson, como também era conhecido, era natural de Joaquim Gomes, mas morava no município de Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió. Foi trabalhador rural grande parte de sua vida, até descobrir seu dom para a música e se tornar rabequeiro.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
