Após projeto de Alexandre Ayres, acervo de Nelson da Rabeca se torna patrimônio cultural e imaterial
Ayres lembra que Nelson alcançou renomada originalidade e perfeição nas composições
O projeto de lei nº 733/2024, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), que reconhece o acervo artesanal/musical do mestre Nelson da Rabeca como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Alagoas foi aprovado em 2º turno, nesta terça-feira (14), em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL).
“Sou um deputado e cidadão apaixonado pela cultura do nosso estado. Nelson da Rabeca é um ícone musical, reconhecido nacionalmente e internacionalmente, e faltava esse reconhecimento”, justificou o parlamentar.
Ayres lembra que Nelson da Rabeca alcançou renomada originalidade e perfeição no ofício, compôs baiões, xotes, marchas e forró pé-de-serra, tornando-se uma referência nacional nesse segmento.
Compreende-se como acervo artesanal/musical do mestre Nelson da Rabeca, os registros feitos nas mais variadas mídias sobre sua história e suas artes, as ferramentas de trabalho e as peças (rabecas) artesanais produzidas por ele e por seus aprendizes. “Eu vou lutar bastante na Assembleia Legislativa para que a gente reconheça esses ícones, seja na cultura, na música, para que as próximas gerações conheçam a história de Alagoas”, concluiu o parlamentar.
Entende-se por patrimônio cultural, os bens de natureza material e imaterial tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o artigo 216 da Constituição Federal. O projeto vai para sanção do governador Paulo Dantas (MDB).
Nelson da Rabeca
Mestre Nelson da Rabeca, reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2009. Seu Nelson, como também era conhecido, era natural de Joaquim Gomes, mas morava no município de Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió. Foi trabalhador rural grande parte de sua vida, até descobrir seu dom para a música e se tornar rabequeiro.
Últimas notícias
Governo entrega obras de infraestrutura e amplia serviços de saúde em São Miguel dos Milagres
Corrida leva o público feminino de Girau do Ponciano para celebrar o Dia Internacional da Mulher
PM prende suspeito de agredir ex-esposa e filhas e incendiar casa em Maceió
Grupo Gay de Maceió pede apoio do MPAL em ações contra lei sobre menores na Parada LGBTQIAPN+
Ronda no Bairro prende homem por violência doméstica e maus-tratos em Rio Largo
Polícia Civil inicia investigação sobre homicídio de cabeleireiro em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
