Após projeto de Alexandre Ayres, acervo de Nelson da Rabeca se torna patrimônio cultural e imaterial
Ayres lembra que Nelson alcançou renomada originalidade e perfeição nas composições
O projeto de lei nº 733/2024, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), que reconhece o acervo artesanal/musical do mestre Nelson da Rabeca como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Alagoas foi aprovado em 2º turno, nesta terça-feira (14), em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL).
“Sou um deputado e cidadão apaixonado pela cultura do nosso estado. Nelson da Rabeca é um ícone musical, reconhecido nacionalmente e internacionalmente, e faltava esse reconhecimento”, justificou o parlamentar.
Ayres lembra que Nelson da Rabeca alcançou renomada originalidade e perfeição no ofício, compôs baiões, xotes, marchas e forró pé-de-serra, tornando-se uma referência nacional nesse segmento.
Compreende-se como acervo artesanal/musical do mestre Nelson da Rabeca, os registros feitos nas mais variadas mídias sobre sua história e suas artes, as ferramentas de trabalho e as peças (rabecas) artesanais produzidas por ele e por seus aprendizes. “Eu vou lutar bastante na Assembleia Legislativa para que a gente reconheça esses ícones, seja na cultura, na música, para que as próximas gerações conheçam a história de Alagoas”, concluiu o parlamentar.
Entende-se por patrimônio cultural, os bens de natureza material e imaterial tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o artigo 216 da Constituição Federal. O projeto vai para sanção do governador Paulo Dantas (MDB).
Nelson da Rabeca
Mestre Nelson da Rabeca, reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2009. Seu Nelson, como também era conhecido, era natural de Joaquim Gomes, mas morava no município de Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió. Foi trabalhador rural grande parte de sua vida, até descobrir seu dom para a música e se tornar rabequeiro.
Últimas notícias
Leonardo Dias acionará MP para fiscalizar espaços do novo Mercado da Produção
Procon na Rua chega ao Agreste com atendimentos em Palmeira dos Índios
Polícia Civil cria comissão para investigar assassinato de agentes em Delmiro Gouveia
Moraes cobra ação do governo brasileiro para extradição de Carla Zambelli
Governo inaugura restaurante popular nesta quinta-feira (21) em Arapiraca
Policial civil suspeito de matar colegas em Delmiro Gouveia tem prisão preventiva decretada
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
