Em homenagem ao Dia da Imprensa, livro sobre a imprensa alagoana no Império é lançado
Obra é resultado de um estudo de notícias recortadas de jornais e revistas alagoanas em circulação no Estado nos últimos anos do período imperial

Em homenagem ao Dia Nacional da Imprensa, celebrado em 1º de junho, o Governo de Alagoas lança, na próxima segunda-feira (03), por iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o livro “A Imprensa Alagoana no Ocaso do Império”, de autoria do professor e historiador Douglas Apratto Tenório.
A obra inédita é um apanhado de notícias recortadas de mais de 100 jornais e revistas que circulavam em Alagoas no período de 1878 a 1889, os últimos 12 anos que antecederam a queda do regime imperial e o nascimento da República Brasileira, focando no comportamento da imprensa frente à efervescência dos acontecimentos da época. O estudo feito quase 50 anos atrás compôs a monografia de conclusão do curso de Mestrado do professor Douglas Apratto, na Universidade Federal de Pernambuco.
“Nos jornais se encontram sutilezas e ideias que expressamos e o passado de uma comunidade. Momentos marcantes de um tempo e o entendimento de como pensava a sociedade, ou parte dela, naqueles tempos idos. Este livro é um reencontro com minha história e com o tempo que já se foi”, declara o autor.
Os originais poderiam ter se transformado no primeiro dos mais de 30 livros que compõem a bibliografia do historiador Douglas Apratto. Mas sua publicação foi sendo protelada, trancou-se em gavetas, viajou em mudanças, perdeu-se da vista, mas não se perdeu no tempo, porque a história e o tempo se completam.
Os escritos amarelados foram reencontrados pelo olhar curioso do também escritor Cícero Péricles de Carvalho e devolvidos ao autor. Mas no caminho de volta, encontraram outro olhar igualmente atento, do jornalista Joaldo Cavalcante, secretário de Estado da Comunicação, que resolveu brindar o autor com a publicação do livro, numa homenagem do Estado à grande contribuição que o professor Douglas Apratto Tenório tem dado à história e à cultura de Alagoas.
O lançamento será no dia 03 de junho, às 8h30, no restaurante Casa de Mainha, no bairro histórico de Jaraguá.
Últimas notícias

Após depoimento de Virginia, CPI vai ouvir Rico Melquíades

Pintor morre após cair de quatro metros em obra de hospital em Arapiraca

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais
Neto é amarrado por populares após ameaçar jogar paralelepípedo no avô em Arapiraca
Justiça concede liberdade a influenciador acusado de agredir ex-companheira em Maceió

Homem invade consulta psicológica no CAPS para impedir companheira de denunciar violência doméstica
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
