Após revitalização, Vice-Governadoria de Alagoas inaugura sede no centro de Maceió
Inauguração ocorre nesta quinta-feira (6) às 11h

A histórica Praça dos Martírios testemunha um novo capítulo com a inauguração da Vice-Governadoria de Alagoas nesta quinta-feira (6), às 11h. O prédio de Nº 453 da Rua Boa Vista, um marco arquitetônico, abre as portas após uma reforma que durou um ano e meio, combinando preservação cultural com modernização administrativa.
A revitalização do prédio onde vai funcionar Vice-Governadoria manteve as suas características arquitetônicas externas, mas seu interior foi totalmente modernizado para uso administrativo. Essa combinação oferece benefícios culturais, econômicos e funcionais, criando um ambiente que honra o passado enquanto se adapta às necessidades do presente e futuro.
O prédio passou a contar com um elevador, um amplo gabinete para o vice-governador, um auditório com 60 lugares e uma sala de monitoramento, ambos de uso múltiplo. O ambiente de trabalho é todo climatizado e abrigará também uma ouvidoria e banheiros adaptados para deficientes. No prédio, ainda funciona a Câmara de Estudos Políticos da Vice-Governadoria e uma sala foi disponibilizada para a União dos Vice-Prefeitos de Alagoas (UVP-AL).
Benefícios e Preservação Cultural
O decreto Nº 38.309, de 2000, do então governador Ronaldo Lessa, declarou a praça Marechal Floriano Peixoto (Praça dos Martírios) patrimônio histórico e artístico do Estado de Alagoas, e considera seu entorno área de proteção e conservação, com traços arquitetônicos da primeira metade do século passado.
“A escolha deste histórico prédio, situado entre o cruzamento da Rua Melo Moraes com a Rua Boa Vista, para ser a Vice-Governadoria, foi a mais acertada possível. Primeiro porque evita, na sua desocupação, vários riscos como comprometimento de sua integridade e valor cultural. Segundo porque é mais um equipamento no parque administrativo formado no entorno da Praça dos Martírios, estreitando laços e conexões entre o Palácio República dos Palmares e o Gabinete do Vice-Governador”, disse Ronaldo Lessa.
O fortalecimento de um parque administrativo no centro antigo da capital Maceió, onde o comércio local vem perdendo espaço para centros de compra mais modernos como shopping centers, tem vantagens significativas como a revitalização do centro, a valorização imobiliária, a dinâmica econômica, a sustentabilidade e uso do espaço urbano, acessibilidade, preservação cultural, fortalecimento de identidade urbana e desenvolvimento social.
A cerimônia de inauguração será um marco para a cidade de Maceió, simbolizando não apenas a renovação de um espaço histórico, mas também o compromisso com o progresso e a funcionalidade administrativa. Este evento destaca a importância de preservar o legado cultural enquanto se promove o desenvolvimento urbano e social, refletindo o dinamismo e a resiliência da capital alagoana.
Últimas notícias

Vereadores cobram melhores serviços da BRK e tentam trazer de volta CEI esquecida

Maragogi é referência em Alagoas com programa “Melhor em Casa”

Médica alagoana referência em emagrecimento saudável morre aos 43 anos

Igreja Católica anuncia festa da padroeira de São Miguel dos Milagres

Museu Zezito Guedes amplia horário de visitação; confira a programação

Tardezinha Cultural tem programação voltada para o São João neste fim de semana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
