Iplan promove oficinas para o Plano Diretor: participação da população é essencial
Eventos ocorrem na sexta (19) e no sábado (20)
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) convida a população para participar das oficinas de Revisão do Plano Diretor. As atividades ocorrerão na próxima sexta-feira (19) e no sábado (20), com a participação de diversos setores da sociedade e dos cidadãos maceioenses.
Na sexta-feira (19), o evento será destinado ao Conselho do Plano Diretor, que inclui representantes de instituições educacionais e científicas, associações de moradores, ONGs, sindicatos e empresários envolvidos no desenvolvimento urbano.
Já no sábado (20), é a vez da população contribuir com suas ideias e perspectivas para o futuro de Maceió. A oficina acontecerá na Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Ponta Grossa, das 8h às 18h.
As oficinas buscam abordar questões emergentes globais e locais relevantes para o planejamento urbano, como mudanças climáticas, direito à cidade e a reestruturação da paisagem urbana. A metodologia adotada garante que a população participe de discussões em busca do desenvolvimento urbano sustentável, resiliente e inclusivo da cidade, garantindo que as necessidades e aspirações do povo maceioense sejam ouvidas.
Sobre a oficina
Considerando a realidade com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, a primeira oficina trata da questão “Mudanças Climáticas”. Na oficina, os participantes serão divididos em três grupos para discutirem os seguintes temas transversais relacionados à questão central:
1. Habitação, expansão urbana, dinâmica imobiliária, segurança urbana, patrimônio cultural, uso e ocupação do solo.
2. Qualidade urbana e ambiental, meio ambiente, áreas de risco à vida, saneamento ambiental.
3. Desenvolvimento econômico, turismo, mobilidade e transporte, equipamentos públicos.
As oficinas serão realizadas em diferentes territórios da cidade, levantando potencialidades, problemas, ações e diretrizes. A metodologia conta ainda com a possibilidade de contribuições online por meio de formulários. O objetivo é garantir a participação ativa da população e do Conselho do Plano Diretor em todas as etapas do processo, resultando em um plano atualizado e eficaz, que reflita uma visão coletiva e estratégica para o futuro de Maceió.
Para se inscrever na primeira oficina, a população deve responder o formulário online disponível no site: planodiretor.maceio.al.gov.br.
Próximas datas de oficinas:
1. Mudanças climáticas: 20.07. Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Ponta Grossa, das 8h às 18h.
2. Direito à Cidade: 27.07. Local: a ser divulgado em breve.
3. Reestruturação da Paisagem Urbana: 03.08. Local: a ser divulgado em breve.
Últimas notícias
JHC inaugura terminal do Rosane Collor e anuncia reforma de abrigos por toda cidade
Leonardo Dias parabeniza decisão de André Mendonça que determinou prisão de Vorcaro
Alfredo Gaspar critica decisão de Flávio Dino que suspendeu quebras de sigilo da CPMI do INSS
Tia Júlia destaca importância da educação no trânsito durante blitz educativa em Palmeira dos Índios
Polícia Civil prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Anadia
Turma de Toffoli no STF vai decidir se referenda prisão de Vorcaro
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
