Mais de quatro mil pessoas se formaram em cursos profissionalizantes gratuitos
Programa tem previsão de lançamento de novo edital com 730 vagas em julho
Mais de quatro mil pessoas já foram beneficiadas com cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos por meio do Emprega Jovem MCZ. A iniciativa é da Prefeitura de Maceió, em parceria com o Senai Alagoas. O programa deu tão certo, que já está com previsão de lançamento de um novo edital, com 730 vagas, ainda neste mês de julho.
Entre os cursos oferecidos, o de confeiteiro tem grande procura e atrai profissionais que pensam em se recolocar no mercado ou ampliar seus empreendimentos. É o caso da jovem Aslany Stephany. Ela aprendeu com a mãe a cozinhar, começou a fazer bolos e as duas se tornaram sócias na confeitaria.
Com a clientela aumentando, veio o desejo de se qualificar, e ela aproveitou a oportunidade de aprender mais sobre a confeitaria de forma gratuita no Senai Alagoas. “Eu achei muito interessante quando a Prefeitura de Maceió abriu essas vagas e possibilitou que a gente possa melhorar de vida, porque o alagoano não tem essa possibilidade de pagar cursos caros. A população está precisando de uma qualificação profissional e eu dou glória a Deus porque o nosso Município está tendo essa visão”, elogia.
O Emprega Jovem MCZ é voltado para pessoas que moram em Maceió, se enquadram nos requisitos de baixa renda e tenham 14 anos ou mais. O programa é coordenado pela Secretaria de Juventude e Lazer, mas não contempla apenas jovens e nem só pessoas que estejam à procura do primeiro emprego, mas todos os tipos de público.
Atualmente, os cursos do edital lançado em maio estão prestes a terminar e vão formar 626 novos profissionais em confeitaria, mecânica, almoxarifado, recursos humanos e outras áreas.
Késia Silva é estudante do curso de assistente administrativo e, como já atua na área, acredita que pode alcançar uma promoção por meio da qualificação profissional. “Hoje, o mercado exige essa qualificação. Fazendo esse curso, eu acredito que possa vir uma promoção ou outro tipo de reconhecimento. Pessoas que não conseguem pagar um curso particular, reconhecido como esse, com essa parceria da Prefeitura de Maceió com o Senai, têm aqui uma grande oportunidade para se inserir no mercado de trabalho”, pontua.
De acordo com a coordenadora técnica do Senai Poço, Kelly Acioly, para além da formação em parceria com a Prefeitura de Maceió, a instituição facilita o encaminhamento dos novos profissionais ao mercado de trabalho, por meio do Senai Conecta.
Além disso, através do Sine Maceió, o Município também faz o encaminhamento de pessoas para vagas disponíveis.
A secretária de Juventude e Lazer, Sabrina Cordeiro, comemora o sucesso do programa. Ela reforça que o mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais capacitados. Por isso, o Município investe na capacitação, pensando em ampliar o acesso e dar perspectivas melhores de futuro para os jovens maceioenses.
Últimas notícias
Radialista e humorista José Wanderson é sepultado em Arapiraca
Confusão e agressões: evento de pagode é interrompido por briga no Fernão Velho
Casa do Empreendedor de Penedo é alvo de vandalismo na madrugada deste domingo (9)
Vítima fica com fratura exposta após forte colisão em Delmiro Gouveia
Acidente entre carro e moto deixa um homem ferido em Piaçabuçu
Oportunidades de emprego: Sine Alagoas divulga mais de 2 mil vagas esta semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
