Mais de quatro mil pessoas se formaram em cursos profissionalizantes gratuitos
Programa tem previsão de lançamento de novo edital com 730 vagas em julho

Mais de quatro mil pessoas já foram beneficiadas com cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos por meio do Emprega Jovem MCZ. A iniciativa é da Prefeitura de Maceió, em parceria com o Senai Alagoas. O programa deu tão certo, que já está com previsão de lançamento de um novo edital, com 730 vagas, ainda neste mês de julho.
Entre os cursos oferecidos, o de confeiteiro tem grande procura e atrai profissionais que pensam em se recolocar no mercado ou ampliar seus empreendimentos. É o caso da jovem Aslany Stephany. Ela aprendeu com a mãe a cozinhar, começou a fazer bolos e as duas se tornaram sócias na confeitaria.
Com a clientela aumentando, veio o desejo de se qualificar, e ela aproveitou a oportunidade de aprender mais sobre a confeitaria de forma gratuita no Senai Alagoas. “Eu achei muito interessante quando a Prefeitura de Maceió abriu essas vagas e possibilitou que a gente possa melhorar de vida, porque o alagoano não tem essa possibilidade de pagar cursos caros. A população está precisando de uma qualificação profissional e eu dou glória a Deus porque o nosso Município está tendo essa visão”, elogia.
O Emprega Jovem MCZ é voltado para pessoas que moram em Maceió, se enquadram nos requisitos de baixa renda e tenham 14 anos ou mais. O programa é coordenado pela Secretaria de Juventude e Lazer, mas não contempla apenas jovens e nem só pessoas que estejam à procura do primeiro emprego, mas todos os tipos de público.
Atualmente, os cursos do edital lançado em maio estão prestes a terminar e vão formar 626 novos profissionais em confeitaria, mecânica, almoxarifado, recursos humanos e outras áreas.
Késia Silva é estudante do curso de assistente administrativo e, como já atua na área, acredita que pode alcançar uma promoção por meio da qualificação profissional. “Hoje, o mercado exige essa qualificação. Fazendo esse curso, eu acredito que possa vir uma promoção ou outro tipo de reconhecimento. Pessoas que não conseguem pagar um curso particular, reconhecido como esse, com essa parceria da Prefeitura de Maceió com o Senai, têm aqui uma grande oportunidade para se inserir no mercado de trabalho”, pontua.
De acordo com a coordenadora técnica do Senai Poço, Kelly Acioly, para além da formação em parceria com a Prefeitura de Maceió, a instituição facilita o encaminhamento dos novos profissionais ao mercado de trabalho, por meio do Senai Conecta.
Além disso, através do Sine Maceió, o Município também faz o encaminhamento de pessoas para vagas disponíveis.
A secretária de Juventude e Lazer, Sabrina Cordeiro, comemora o sucesso do programa. Ela reforça que o mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais capacitados. Por isso, o Município investe na capacitação, pensando em ampliar o acesso e dar perspectivas melhores de futuro para os jovens maceioenses.
Últimas notícias

Criança de seis meses é Resgatada por suspeita de maus-tratos em Craíbas
Homem é preso por furto qualificado em órgão público no bairro Itapoã, em Arapiraca

Há 36 anos, o Brasil se despedia do Rei do Baião: Luiz Gonzaga
Policiais do 6° BPM em folga libertam casal das mãos de sequestradores no Litoral Norte de AL

Embaixador da Palestina é saudado em encontro nacional do PT em Brasília

Maragogi recebe obras do Vida Nova nas Grotas e nova sinalização turística
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
