Ciclovia da Avenida Fernandes Lima receberá mil postes com LED
Nesta primeira etapa, que tem início a partir da Praça Centenário, serão instalados 330 postes dos 1100 totais que iluminarão os 10km da ciclovia

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou na noite dessa quinta-feira (26), o início da implantação dos postes que vão compor a rede de iluminação da ciclovia das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, na parte alta da capital alagoana. Nesta primeira etapa, que tem início a partir da Praça Centenário, serão instalados 330 postes dos 1100 totais que iluminarão os 7,5km da ciclovia. Segundo JHC, esta é a primeira vez que o canteiro central recebe obras de iluminação como essa, que tem como objetivo aumentar a segurança e a qualidade de vida da população.
“Esta obra não só melhora a segurança para os ciclistas e pedestres que utilizam a ciclovia para a prática de atividades físicas, mas também valoriza a área, tornando-a uma das ciclovias mais bonitas do Brasil, toda arborizada. Toda obra será realizada com a fiação embutida, para melhorar a estética e reduzir os riscos de acidentes, além de inibir a prática de crimes”, disse JHC.
O prefeito destacou os benefícios da nova iluminação para a segurança pública da capital. "Esta é a primeira vez que essa região recebe uma obra como essa. Com a iluminação em LED, comportamentos suspeitos podem ser identificados de longe, o que contribui para a redução de crimes. Estamos muito felizes em compartilhar essa novidade, que trará mais segurança e qualidade de vida para todos", ressaltou.
Nesta primeira fase, a partir da Praça Centenário, no bairro do Farol, serão instalados 330 dos 1100 postes previstos para iluminar os 7,5km da ciclovia, com postes com altura de 4,5 metros e do tipo girafa, que possuem potência de 70W. O projeto luminotécnico foi cuidadosamente planejado para garantir uma iluminação adequada tanto para a ciclovia quanto para o canteiro central, sem prejudicar a visibilidade dos motoristas.
Ainda durante a visita às obras, o prefeito falou sobre a importância de uma gestão integrada dos espaços públicos. "A ideia é otimizar o uso dos espaços, acomodando tanto ciclistas quanto pedestres e praticantes de exercícios físicos. A ciclovia já é um espaço muito utilizado pelos maceioenses e, com essa nova iluminação, se tornará ainda mais atrativa. Estamos sempre aprimorando nossas ações para atender melhor às necessidades da cidade, Maceió está mudando para melhor," pontuou.
Pensando no bem-estar da população, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) está utilizando um recurso de engenharia inovador chamado método não destrutivo, que emprega um robô escavador para criar passagens subterrâneas, permitindo a instalação dos cabos e tubulações sem danificar o asfalto das avenidas e sem prejudicar o tráfego e a dinâmica da região.
Últimas notícias

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
![[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió](https://img.7segundos.com.br/jcRIOyuRra5T-BUyvkcDlWw4t5M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-105234.jpeg)
[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió

Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
