Mais de 1 milhão de alagoanos já utilizam o e-Título
Principais características do e-Título estão a praticidade, a agilidade e a segurança
O e-Título é um aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral que pode ser instalado em smartphones e tablets. Com ele, o eleitor acessa uma via digital do título e outras informações e serviços eleitorais, como o seu local de votação, certidões eleitorais, inscrição como mesário e justificativa de ausência às urnas. Em Alagoas, mais de um milhão de pessoas (1.032.611) já utilizam o aplicativo, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta segunda-feira (09).
Lançado pela Justiça Eleitoral em 2018, entre as principais características do e-Título estão a praticidade, a agilidade e a segurança. O aplicativo possibilita que a pessoa acesse pelo celular ou tablet todas as suas informações individuais cadastradas. O aplicativo pode ser baixado em qualquer plataforma (Android e iOS) e está disponível para download no Google Play e na App Store. Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do CPF ou do título de eleitor, nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento e seguir os passos indicados.
As novidades da última versão do aplicativo incluem uma central de notificações para eleitores, a volta da foto da usuária ou usuário e a possibilidade de justificar a ausência a uma eleição no mesmo dia da votação. O app dispõe, ainda, de funcionalidades voltadas para pessoas cegas, além de trazer algumas informações sobre o acesso e as condições da seção eleitoral.
Com o e-Título, é possível emitir a guia de pagamento dos débitos mais comuns com a Justiça Eleitoral. Após liquidar a dívida, deve-se proceder como de costume para comprovar a quitação do débito. Lá também é possível emitir as certidões de quitação e de crimes eleitorais, além de consultar os locais de votação.
Caso a pessoa esteja fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição, pode justificar a ausência às urnas diretamente do e-Título. Além da geração da Guia de Recolhimento da União (GRU) para a quitação de multas, agora há a opção de pagamento por PIX dentro do aplicativo e a geração do arquivo em formato PDF para a impressão do título eleitoral, no modelo tradicional (sem a foto).
Últimas notícias
Motorista é espancado até a morte após carro atropelar criança de 5 anos
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
Estado marca leilão para vender imóveis considerados sem interesse público
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
