Brota na Grota reforma escadarias no Benedito Bentes, Santa Amélia e Feitosa
Ações são executadas pela Prefeitura de Maceió
As obras de infraestrutura que fazem parte das ações do Brota na Grota transformam a vida dos moradores das comunidades da capital alagoana. O programa da Prefeitura de Maceió é uma das maiores iniciativas de inclusão social e inovação do Brasil. Desde 2023, os serviços executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) efetivam a revitalização e a construção de escadarias para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população de áreas vulneráveis da cidade.
Entre as comunidades beneficiadas estão as grotas da Alegria, no bairro Benedito Bentes; Nascença, Santa Amélia; e a Novo Jardim, no Feitosa. As intervenções urbanas transformam o cotidiano dos moradores. "As escadas aqui vão ser muito boas, maravilhosas, principalmente por conta da minha filha, que é deficiente visual”, revelou Dona Rosenilda, que vive há mais de 30 anos no Novo Jardim.
Além das obras de infraestrutura, o Brota na Grota ainda oferece serviços de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer. "Estamos felizes pela obra da escadaria que está sendo feita pelo Brota na Grota. A comunidade inteira lutou por este grande momento", disse Renata Maria que mora na grota da Nascença.
Outras comunidades foram beneficiadas com serviços na infraestrutura como as grotas Bom Jesus, Rafael, Aterro, Mocambo, Macaco, Pitanguinha e Reginaldo, por exemplo. "Mudou demais e melhorou bastante, porque quando chovia, era muita água que levava o barro. Ficava esburacado, muito difícil, criava lodo. Era difícil o acesso para subir, para descer, para crianças, idosos, pessoas com deficiência. Agora está muito melhor", contou Maria José de Melo Silva que vive na grota Novo Jardim há 35 anos.
O secretário de Infraestrutura de Maceió, Lívio Lima, ressaltou a importância do trabalho para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. "Essas obras são um passo importante para a inclusão social e a promoção da dignidade das pessoas que vivem nas grotas de Maceió. Com as escadarias, os moradores terão mais facilidade de acesso aos serviços e oportunidades, o que vai contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades”, pontuou.