Aprovado PL de Cabo Bebeto que proíbe bloqueadores hormonais em menores de 16 anos
Projeto considera a proibição apenas para os casos de transição de gênero

O Projeto de Lei 383/2023, de autoria do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), foi aprovado na sessão da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) desta quarta-feira, 30. O PL dispõe sobre a proibição da utilização de bloqueadores hormonais em crianças menores de dezesseis anos, para transição de gênero em toda a rede de saúde pública e privada de Alagoas.
O PL ressalta que considera a proibição apenas para os casos de transição de gênero. No entanto, a utilização dos bloqueadores hormonais para tratar doenças em crianças menores de dezesseis anos é permitida.
Ainda em seu artigo 2º, o PL determina que os hospitais da rede privada que utilizarem bloqueadores hormonais, visando apenas transição de gênero, serão multados. O valor será estipulado e de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas. Já os agentes públicos que porventura utilizarem os bloqueadores hormonais para transição de gênero em crianças e adolescentes, serão penalizados conforme as normas do funcionalismo público do Estado de Alagoas.
Cabo Bebeto reforçou que a legislação brasileira determina que a mudança de gênero só pode ser realizada após completados 18 anos e o Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança, na sua concepção, quem tem 12 anos incompletos.
“O PL se faz necessário, para permitir que a Lei seja cumprida e que as nossas crianças possam, no momento certo, definir o que desejam para a sua vida. Não se pode utilizar medicação precoce para isso acontecer e, se porventura, o adolescente definir em fazer a transição de gênero, que faça aos 18 anos e sem métodos que estimulem tal situação”, concluiu Cabo Bebeto.
O PL segue para sanção ou veto do governador.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
