Hospital implanta equipamento de radiologia digital e realiza 1,9 mil exames em três meses
A unidade atende moradores de Rio Largo, onde está situada e também usuários de municípios da Grande Maceió
O Hospital Professor Ib Gatto Falcão (Hospigaf), referência de urgência e emergência no município de Rio Largo, realizou, nos últimos três meses, 1.900 exames de raios-x digital, utilizando a radiologia computadorizada. A unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e mantida pelo Governo do Estado, atende também usuários de municípios que integram a Grande Maceió.
Por meio de um moderno equipamento de radiologia computadorizado do Hospigaf, é possível realizar exames de imagem de forma digital. Para isso, são utilizadas placas de fósforo sensíveis à radiação, o que assegura a captação de imagens radiográficas importantes para que os médicos fechem o diagnóstico do paciente.
A radiologia CR, como também é chamada, ao contrário da radiografia convencional, utiliza cassetes de fósforo expostas à radiação. Após essa exposição, o cassete é colocado em um leitor, onde um laser escaneia a placa e converte a energia armazenada em uma imagem digital, dando maior qualidade às imagens captadas.
“Hoje contamos com um equipamento de raios-x de última geração, que permite que o diagnóstico por imagem seja rápido e eficaz. Oferecendo uma qualidade de imagem significativamente melhor, pois a junção de um equipamento de raios-x e de computadores, produzem imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos, facilitando e acelerando assim o diagnóstico, o que proporciona maior rapidez no tratamento”, destacou Graciliano Ramos.
Ainda segundo ele, a equipe que compõe a unidade é extremamente capacitada e preparada para atender pacientes que chegam ao serviço necessitando de atendimento de urgência. “Estamos sempre buscando melhorias para nosso hospital e a chegada deste equipamento digital foi uma grande conquista para os nossos pacientes. Prestar um serviço de qualidade à população de Rio Largo e municípios vizinhos é nossa maior satisfação”, disse ele.
Beneficiados
Pedro Juan Almeida que se encaminhou ao Hospigaf se queixando de uma dor no ombro, sendo encaminhado para realizar o exame de raios-x. “Estava com essa dor já tinha uns três dias. Resolvi vir ao hospital pensando que poderia ser algo mais sério. Fui muito bem atendido e o exame de raios-x digital foi feito com rapidez, detectando tratar-se apenas de um mau jeito, não sendo nenhuma lesão grave, o que me tranquilizou", relatou o paciente
Segundo o superintendente assistencial do Hospigaf, Graciliano Ramos, a chegada do equipamento foi de extrema importância para a unidade, já que a unidade é porta aberta e oferta serviços de urgência e emergência. O hospital atende casos de média e alta complexidade, prestando os primeiros atendimentos, estabilizando os pacientes e encaminhando-os aos hospitais especializados caso necessitem.
Outro paciente que também chegou à unidade se queixando de dores no tórax, devido a uma pancada, foi Alexandre Cardoso. Ele realizou o raios-x de tórax e não se constatou fratura, apenas uma leve luxação. “Agora sei para onde correr quando precisar. Não sabia que o Hospigaf contava com um equipamento de raios-x digital. Sem falar que a equipe é de primeira qualidade. É bom saber que nosso hospital conta equipamentos de última geração, que ajuda no diagnóstico rápido”, frisou,
O Hospital
O Hospigaf está localizado em Rio Largo e foi inaugurado em fevereiro de 1987, com 59 leitos. Em 2006 passou por uma reforma, reabrindo com módulos hospitalares como Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia, RX, Clínica Cirúrgica e Laboratório para realização de exames clínicos.
A unidade atende demandas espontâneas e, desde 2023, a nova equipe gerencial vem trabalhando no processo de reestruturação. Para isso, os novos gestores estão atuando para ampliar e melhorar a estrutura física, adquirir novos e modernos equipamentos e capacitar periodicamente a equipe multidisciplinar.
Últimas notícias
STJ suspende afastamento do secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes
Integrante de torcida organizada do CRB briga com policiais e é preso com drogas
[Vídeo] Homem que atirou contra clientes de bar em Ouro Branco é preso em ação da Polícia Civil
Homem embriagado ameaça companheira com faca e é levado à Central em Arapiraca
Assalto termina em luta corporal e suspeito agredido e preso na parte alta de Maceió
Homem é atacado com golpes de garrafa e dupla suspeita foge no Tabuleiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
