Educação convoca merendeiros aprovados em PSS para provas práticas; Confira lista de convocados
Avaliação será realizada no dia 24 de novembro em escolas no Jacintinho e no Poço

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) convocou, no Diário Oficial do Município dessa terça-feira (12), 98 merendeiros aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para realizarem as provas práticas. O trecho do edital de chamamento, com os nomes dos convocados, pode ser conferido ao final desta matéria.
As provas acontecem no dia 24 de novembro, às 8h, nas Escolas Professor Lenilto Alves Santos e Professora Maria José Carrascosa, nos bairros do Jacintinho e do Poço, respectivamente. Os portões abrem às 7h e fecham às 7h40.
A coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa, explica que essa etapa é necessária para conhecer os futuros merendeiros da rede e sua forma de trabalhar. “A prova prática serve para saber sobre o conhecimento que eles têm de boas práticas, higienização, utilização de utensílios e cortes dos alimentos. Isso é importante para que as pessoas que vierem a assumir possuam conhecimento conforme a necessidade que a alimentação escolar exige”, pontuou.
A prova para o cargo de merendeira é de caráter eliminatório e classificatório, terá a duração máxima de 15 minutos para cada participante e será composta de da avaliação dos seguintes critérios mínimos:
a) identificação de materiais e utensílios;
b) pré-preparo de receitas (identificação de ingredientes e quantidades mínimas);
c) conhecimentos de procedimentos relacionados à segurança alimentar e higiene.
Durante a avaliação, também poderão ser observados os seguintes critérios: utilização dos equipamentos e utensílios de forma correta e segura; conhecimento das condições de segurança e saúde no trabalho; cumprimento das normas de segurança alimentar e higiene (boas práticas na manipulação de alimentos); sequência correta do preparo; sanitização correta dos alimentos; separação do lixo de forma correta; higiene e organização na execução da tarefa, de acordo com o disposto no manual de limpeza e desinfecção de superfícies da Anvisa; e apresentação pessoal, de acordo com as normas sanitárias.
Os candidatos deverão, preferencialmente, se apresentar para a realização da prova prática, adotando os seguintes procedimentos:
a) vestir roupas claras, sapatos fechados, camiseta de manga curta;
b) não usar acessórios como brincos, pulseiras, anéis entre outros;
c) usar cabelos presos;
d) ter as unhas curtas e sem esmalte;
e) barba, bigode, cavanhaque ou similar curtos.
O período para interposição de recursos é de dois dias úteis após divulgação da classificação preliminar do processo seletivo. Os recursos serão interpostos exclusivamente pelo preenchimento de formulário digital, que estará disponível no site www.idesg.org.br, a partir das 0h01min do dia após a publicação do evento que lhe disser respeito, até às 23h59min do dia seguinte, considerando o horário de Brasília.


Veja também
Últimas notícias

INSS suspende contratos com a Crefisa por irregularidades em serviços

Idosa de 71 anos morre após tentar se abrigar de incêndio embaixo da cama
Rio Largo amplia serviços de saúde com atendimento inédito em odontopediatria

Voluntário brasileiro foge da Ucrânia após não conseguir quebrar contrato

AMA implanta processo digital e elimina uso de papel, reforçando compromisso com o meio ambiente
Idoso de 75 anos condenado por estupro de vulnerável é preso em Mata Grande
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
