Segurança

Governo de Alagoas adquire novos veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros

Cerimônia de entrega contou com a presença do governador Paulo Dantas; coronel Sérvio André Verçosa; e o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva

Por 7Segundos, com assessoria 18/11/2024 16h04
Governo de Alagoas adquire novos veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros
Novos veículos do Corpo de Bombeiros foram adquiridos pelo Governo de Alagoas - Foto: CBM-AL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL) recebeu novos veículos e equipamentos na manhã desta segunda-feira (18). As nova aquisições do Governo de Alagoas têm o objetivo de reforçar o serviço da corporação no estado.

A cerimônia de entrega, que aconteceu no Comando de Aviação do Estado (Comave), em Marechal Deodoro, contou com a presença do comandante-geral dos bombeiros, coronel Sérgio André Verçosa; o governador Paulo Dantas, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva.

Com um investimento de R$ 66 milhões, o Governo adquiriu um helicóptero multimissão H135, considerado o maior bem móvel do estado. A aeronave é a primeira do modelo biturbina leve que contêm equipamentos aeromédicos embarcados em Alagoas, com uma capacidade de transportar até sete pessoas e equipada com um gancho elétrico que pode acomodar uma segunda maca, radar meteorológico, radar altímetro e sistema de anticolisão.

Também foram adquiridos os seguintes materiais:

> 8 mil munições de elastômero
> 2.700 coletes balísticos
> 130 escudos balísticos
> um traje antibomba
> oito viaturas
> cinco caminhões autobomba
> quatro ônibus
> um consultório móvel de assistência psicossocial

Os equipamentos que estão na lista acima tiveram um investimento de R$ 21 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Taxa de Bombeiros, paga pela população.

Mais aquisições

Além dos itens acima, também foram comprados veículos especializados como viaturas de auto busca e salvamento, viaturas de auto salvamento, quadriciclos, um drone, bem como macacões sanitários, botas, capacetes de combate a incêndios, roupas de aproximação, câmeras termográficas, entre outros.

A lista inclui equipamentos essenciais para resgates e manejo de situações emergenciais, como 49 motoserras, 50 neoprenes e 20 alavancas e blocantes, e outras ferramentas que são utilizadas no dia a dia da corporação.