Maceió recebe pontuação máxima do MEC na alfabetização de crianças
Município conquistou o ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

A alfabetização da rede pública de ensino de Maceió é ouro em 2024. O Município conquistou a nota máxima, 100, no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A iniciativa do Ministério da Educação, do Governo Federal, reconhece e valoriza os esforços das redes na alfabetização das crianças, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
Essa conquista se deve ao êxito da política própria de alfabetização, no âmbito do programa Alfabetiza Maceió, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), bem como ao regime de colaboração do Governo Federal, através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e com o Governo Estadual pelo programa Escola 10/Criança Alfabetizada.
Para receber o selo, a Semed comprovou as ações realizadas no âmbito desses programas em 2024, mostrando o compromisso com a alfabetização de todos os estudantes ao fim do 2° ano.
A realização de avaliações contínuas de aprendizagem, ações de recomposição da aprendizagem, promoção à leitura, combate às desigualdades educacionais, a utilização de material complementar, formação continuada foram fundamentais para Maceió alcançar a pontuação máxima de 100 pontos, segundo o resultado preliminar divulgado no SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle), no dia 19 de novembro.
O MEC levou em consideração os seguintes critérios de avaliação: Colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal); Institucionalização e implementação da política de alfabetização; Implementação das ações de formação de professores e gestores e distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.
A subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Maria Vilma, destacou a importância dessa conquista da rede municipal de ensino da capital alagoana. "O selo criança alfabetizada é importante por reconhecer o aprimoramento contínuo das práticas pedagógicas de alfabetização na rede municipal de ensino e estimular a melhoria contínua dos processos educativos e, consequentemente, a melhoria dos resultados educacionais, garantindo que todas as crianças tenham o direito de aprender a ler e escrever na idade certa".
O secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, também comemorou a conquista, frisando que o compromisso da gestão municipal é continuar investindo na educação. “Como base para um futuro de mais oportunidades, a educação infantil é fundamental e sempre foi uma das prioridades dentro da prioridade maior, que é a educação. Ficamos muito felizes quando começamos a ver, na prática, os resultados de todos os investimentos que o Município de Maceió tem feito para transformar positivamente as vidas daqueles que são o nosso futuro”.
Últimas notícias

Adolescentes vão à polícia denunciar o pai por ameaça de morte no município de Água Branca

Homem é morto a tiros no Conjunto Osman Loureiro, em Maceió

Homem condenado pela Justiça sergipana é preso em Piaçabuçu, em Alagoas

Servidores da Prefeitura de Penedo são capacitados em Primeiros Socorros

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Laboratório da Ufal inicia inscrições para o 1º Desafio de Inovação Aberta do Sertão alagoano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
