Homem viaja e abandona cachorro do lado de fora da residência em Maceió; polícia foi acionada
Animal estava sendo alimentado por vizinhos que acionaram a polícia
A Delegacia dos Crimes Ambientais e Proteção Animal (DCPA) acionou, neste sexta-feira (22) uma equipe de Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), para averiguar uma denúncia de abandono de animal, em Maceió, capital de Alagoas.
De acordo com informações policiais, o denunciante relatou que o tutor do cachorro teria viajado e deixado o animal do lado de fora da residência.
Ao comparecerem ao local indicado, a equipe de segurança constatou que o cão estava sendo alimentado por vizinhos. Os moradores forneciam ração e água para garantir a sobrevivência do animal.
No decorrer da ocorrência, o cão apresentou bastante agitação o que fez os policiais acionarem um grupo de veterinários da Ufal para ajudar no resgate.
Após a ação conjunta, o cachorro foi recolhido e conduzido a um abrigo, onde permanece sob custódia.
Para assegurar a segurança do animal e dos envolvidos na ocorrência, o trabalho contou com uma abordagem cuidadosa das equipes.
O tutor e responsável pelo animal foi identificado e teve suas informações encaminhadas para o delegado Robervaldo Davino, titular da DCAPA, encarregado pela instauração do inquérito policial.
A Polícia Civil reforça o compromisso com a proteção dos animais e ressalta que o abandono configura crime, sujeito às penalidades previstas na legislação vigente.
*estagiária sob a supervisão da redação