Informação de que Rio Largo é a 5ª cidade mais violenta do país é Fake News
Notícias falsas que, supostamente, utilizam informações do Anuário da Segurança Pública, disseminam desinformação
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) esclarece que sites de notícias e perfis em redes sociais estão utilizando informações falsas para afirmar que a cidade de Rio Largo é a 5ª mais violenta do país. O conteúdo alega usar como base o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, que sequer foi publicado.
A verdade é que, na última edição do Anuário, lançada em 2024, nenhum município de Alagoas figura entre os 50 mais violentos do país. Além disso, as alegações mencionam uma taxa fictícia de 92,4 homicídios por 100 mil habitantes, número que não corresponde à realidade.
Segundo o Núcleo de Análise e Estatística da SSP (Neac), Rio Largo registrou uma redução de 3,13% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ao comparar os anos de 2023 e 2024. Nos últimos 12 anos, a queda acumulada nos índices de violência no município alcançou 38,24%.
O secretário executivo de Gestão Interna da SSP, José Carlos, destaca que os resultados refletem o impacto das ações integradas de segurança pública, o funcionamento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Rio Largo e o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar.
“A disseminação de informações infundadas gera pânico e desinformação na população. Estamos trabalhando com transparência, reforçando o efetivo policial, investindo em inteligência e realizando operações que têm desarticulado o crime em Alagoas. Seguimos comprometidos em garantir segurança e confiança para os alagoanos”, afirma José Carlos.
A SSP reforça o compromisso com a divulgação de dados confiáveis e pede que a população verifique sempre a fonte das informações antes de compartilhá-las. É essencial combater a disseminação de fake news para evitar prejuízos à segurança e à tranquilidade da sociedade.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
