Informação de que Rio Largo é a 5ª cidade mais violenta do país é Fake News
Notícias falsas que, supostamente, utilizam informações do Anuário da Segurança Pública, disseminam desinformação
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) esclarece que sites de notícias e perfis em redes sociais estão utilizando informações falsas para afirmar que a cidade de Rio Largo é a 5ª mais violenta do país. O conteúdo alega usar como base o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, que sequer foi publicado.
A verdade é que, na última edição do Anuário, lançada em 2024, nenhum município de Alagoas figura entre os 50 mais violentos do país. Além disso, as alegações mencionam uma taxa fictícia de 92,4 homicídios por 100 mil habitantes, número que não corresponde à realidade.
Segundo o Núcleo de Análise e Estatística da SSP (Neac), Rio Largo registrou uma redução de 3,13% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ao comparar os anos de 2023 e 2024. Nos últimos 12 anos, a queda acumulada nos índices de violência no município alcançou 38,24%.
O secretário executivo de Gestão Interna da SSP, José Carlos, destaca que os resultados refletem o impacto das ações integradas de segurança pública, o funcionamento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Rio Largo e o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar.
“A disseminação de informações infundadas gera pânico e desinformação na população. Estamos trabalhando com transparência, reforçando o efetivo policial, investindo em inteligência e realizando operações que têm desarticulado o crime em Alagoas. Seguimos comprometidos em garantir segurança e confiança para os alagoanos”, afirma José Carlos.
A SSP reforça o compromisso com a divulgação de dados confiáveis e pede que a população verifique sempre a fonte das informações antes de compartilhá-las. É essencial combater a disseminação de fake news para evitar prejuízos à segurança e à tranquilidade da sociedade.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
