Informação de que Rio Largo é a 5ª cidade mais violenta do país é Fake News
Notícias falsas que, supostamente, utilizam informações do Anuário da Segurança Pública, disseminam desinformação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) esclarece que sites de notícias e perfis em redes sociais estão utilizando informações falsas para afirmar que a cidade de Rio Largo é a 5ª mais violenta do país. O conteúdo alega usar como base o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, que sequer foi publicado.
A verdade é que, na última edição do Anuário, lançada em 2024, nenhum município de Alagoas figura entre os 50 mais violentos do país. Além disso, as alegações mencionam uma taxa fictícia de 92,4 homicídios por 100 mil habitantes, número que não corresponde à realidade.
Segundo o Núcleo de Análise e Estatística da SSP (Neac), Rio Largo registrou uma redução de 3,13% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ao comparar os anos de 2023 e 2024. Nos últimos 12 anos, a queda acumulada nos índices de violência no município alcançou 38,24%.
O secretário executivo de Gestão Interna da SSP, José Carlos, destaca que os resultados refletem o impacto das ações integradas de segurança pública, o funcionamento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Rio Largo e o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar.
“A disseminação de informações infundadas gera pânico e desinformação na população. Estamos trabalhando com transparência, reforçando o efetivo policial, investindo em inteligência e realizando operações que têm desarticulado o crime em Alagoas. Seguimos comprometidos em garantir segurança e confiança para os alagoanos”, afirma José Carlos.
A SSP reforça o compromisso com a divulgação de dados confiáveis e pede que a população verifique sempre a fonte das informações antes de compartilhá-las. É essencial combater a disseminação de fake news para evitar prejuízos à segurança e à tranquilidade da sociedade.
Últimas notícias

Após prejuízo, Correios anuncia corte de gastos de R$ 1,5 bi que inclui PDV

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

O meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombose, afirma CSA

MPAL participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

“Maio Laranja”: MPAL dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
