Defesa Civil monitora encostas por Sistema Global de Navegação por Satélite
Campanhas são realizadas para verificar inclinação de barreiras nos bairros de Fernão Velho e Rio Novo
A Defesa Civil de Maceió realiza, semanalmente, uma campanha de monitoramento na região dos bairros Fernão Velho e Rio Novo, para verificar se há movimentação de encostas nesses locais.
O monitoramento é feito por um Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System - GNSS). Com esse sistema é possível coletar dados para propor ações preventivas nas áreas de risco. Os dados coletados servirão posteriormente para subsidiar os estudos e mapeamento das áreas que necessitam de estabilização de encosta na região.
“Esses estudos são essenciais para verificarmos a necessidade de obras de engenharia. Realizamos essas campanhas desde 2023 e continuaremos monitorando de forma preventiva para diminuir riscos”, explica Gabriel Rosemberg, engenheiro de agrimensura do órgão.
O sistema consiste na utilização de marcos topográficos em pontos previamente estabelecidos para observar, dentro de um período, se aquele solo sofreu alguma alteração.
Fernão Velho possui atualmente 14 marcos, além da base de correção situada na área considerada estável, dentro do Condomínio Jardins de La Reina. Os marcos foram implantados na Rua Dr. Pontes de Miranda (Ladeira de Fernão Velho) e na Rua Mensageiro Nedson. Enquanto no Rio Novo, os marcos estão instalados no Residencial Vale do Amazonas, onde já houve registro de movimento de massa na encosta.
Este monitoramento é realizado pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), em conjunto com a Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil de Maceió (DPR).
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
