Vereadores firmam acordo com Semed Maceió para apoio escolar a crianças com autismo
Segundo a Câmara Municipal de Maceió, a Semed vai editar uma nova portaria sobre o assunto
A Câmara Municipal de Maceió conseguiu, nesta sexta-feira (14), uma solução para o impasse relacionado aos Profissionais de Apoio Escolar que acompanham crianças com autismo. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai editar uma nova portaria, já que a anterior reduzia o número de auxiliares e gerou questionamentos por familiares e funcionários.
Presente à audiência na Defensoria Pública Estadual, o presidente da Câmara, Chico Filho, avaliou que os parlamentares estão ativos para contribuir com soluções prezando pelos alunos da rede de ensino.
Ele agradeceu a postura do defensor público Daniel Alcoforado, do Núcleo de Proteção Coletiva, e dos vereadores da Comissão de Educação, que buscaram propor o acordo.
O presidente Leonardo Dias explicou que o saldo foi positivo com mais esclarecimentos feitos pela Semed e o trabalho em busca de atender a necessidade das famílias e beneficiar as crianças. Os vereadores Samyr Malta, Eduardo Canuto, Jônatas Omena, Silvania Barbosa, Teca Nelma e Jeannyne Beltrão, e o secretário municipal de Educação, Victor Braga, também estiveram no encontro.
Agora as crianças com TEA em grau severo terão um profissional de apoio exclusivo, enquanto aquelas com grau moderado contarão com um profissional para cada três alunos. Já no caso do grau leve, um PAE poderá atender até cinco crianças.
A definição se a criança precisará de um profissional exclusivo também levará em consideração laudos biopsicossociais e análise de equipe multidisciplinar do município.
“Precisamos ter essa sensibilidade para resolver este problema que não atinge somente aos estudantes que necessitam do acompanhamento devido ao Transtorno do Espectro Autista. O tema já foi tratado em discussões internas e em plenário pelos vereadores, que também estão engajados em contribuir para solucionar o que foi gerado por esta portaria. Conseguimos resolver esta situação com diálogo e comum acordo", declarou Chico Filho
Últimas notícias
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
3º BPM registra recorde e lidera número de prisões em Alagoas no mês de outubro
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Carreta pega fogo na BR-316, em Maribondo; bombeiros são acionados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
