Vereadores firmam acordo com Semed Maceió para apoio escolar a crianças com autismo
Segundo a Câmara Municipal de Maceió, a Semed vai editar uma nova portaria sobre o assunto
A Câmara Municipal de Maceió conseguiu, nesta sexta-feira (14), uma solução para o impasse relacionado aos Profissionais de Apoio Escolar que acompanham crianças com autismo. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai editar uma nova portaria, já que a anterior reduzia o número de auxiliares e gerou questionamentos por familiares e funcionários.
Presente à audiência na Defensoria Pública Estadual, o presidente da Câmara, Chico Filho, avaliou que os parlamentares estão ativos para contribuir com soluções prezando pelos alunos da rede de ensino.
Ele agradeceu a postura do defensor público Daniel Alcoforado, do Núcleo de Proteção Coletiva, e dos vereadores da Comissão de Educação, que buscaram propor o acordo.
O presidente Leonardo Dias explicou que o saldo foi positivo com mais esclarecimentos feitos pela Semed e o trabalho em busca de atender a necessidade das famílias e beneficiar as crianças. Os vereadores Samyr Malta, Eduardo Canuto, Jônatas Omena, Silvania Barbosa, Teca Nelma e Jeannyne Beltrão, e o secretário municipal de Educação, Victor Braga, também estiveram no encontro.
Agora as crianças com TEA em grau severo terão um profissional de apoio exclusivo, enquanto aquelas com grau moderado contarão com um profissional para cada três alunos. Já no caso do grau leve, um PAE poderá atender até cinco crianças.
A definição se a criança precisará de um profissional exclusivo também levará em consideração laudos biopsicossociais e análise de equipe multidisciplinar do município.
“Precisamos ter essa sensibilidade para resolver este problema que não atinge somente aos estudantes que necessitam do acompanhamento devido ao Transtorno do Espectro Autista. O tema já foi tratado em discussões internas e em plenário pelos vereadores, que também estão engajados em contribuir para solucionar o que foi gerado por esta portaria. Conseguimos resolver esta situação com diálogo e comum acordo", declarou Chico Filho
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
