Operação Mute: Polícia Penal de AL inibe comunicação de detentos com o exterior
Ação ocorre em três unidades prisionais e mobiliza cerca de 40 policiais penais

A Polícia Penal de Alagoas deflagrou, nesta quinta-feira (20), no estado a Operação Mute, ação coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação combate a atuação das organizações criminosas e atua no enfrentamento das comunicações proibidas nas unidades prisionais, por meio de revistas estratégicas, orientadas e ações de inteligência.
Em Alagoas, a Operação Mute está ocorrendo em três unidades prisionais e mobiliza cerca de 40 policiais penais. Até agora, as equipes atuaram na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira e na Penitenciária de Segurança Máxima (PSM2), estabelecimentos localizados em Maceió.
O policial penal Carlos Voss, secretário Executivo de Gestão Penitenciária da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), destaca a importância da operação, no combate ao crime. “A Operação Mute encontra-se na sua sétima fase e envolve policiais penais federais e estaduais de todo o país. É uma das maiores operações de combate ao crime dentro das unidades prisionais, que visa a retirada de qualquer meio de comunicação dos reeducandos com o meio externo, como também qualquer ilícito que se encontre como drogas e armas dentro do sistema prisional”.

São metas da Operação Mute combater a comunicação ilegal a partir da apreensão de celulares e outros dispositivos eletrônicos e assim impedir a coordenação de crimes, a troca de informações e a disseminação de ordens de facções criminosas e reduzir crimes como tráfico de drogas, roubos, homicídios e extorsões, que muitas vezes são ordenados de dentro dos presídios.
Além disso, a operação fortalece a segurança pública, graças à apreensão de armas, drogas e outros materiais ilícitos, além dos celulares, contribuindo para aumentar a segurança dentro das unidades prisionais e reduzir o risco de rebeliões e motins.
Últimas notícias

“Mais do que internação compulsória, precisamos de qualificação e empregos à população em situação de rua”, diz Leonardo Dias

Secretaria de Cultura divulga resultado do edital para pareceristas da Aldir Blanc

Carlos Alberto, comandante do 10º Batalhão de Palmeira fala sobre a morte de adolescente em perseguição policial

Polícia Científica lança campanha contra o assédio moral e sexual entre servidores

Tia Júlia participa de reuniões na AMA e recebe apoio do senador Renan Calheiros para Palmeira

Tia Júlia participa do lançamento da cartilha orientativa para contratação de artistas na AMA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
