Operação Mute: Polícia Penal de AL inibe comunicação de detentos com o exterior
Ação ocorre em três unidades prisionais e mobiliza cerca de 40 policiais penais
A Polícia Penal de Alagoas deflagrou, nesta quinta-feira (20), no estado a Operação Mute, ação coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação combate a atuação das organizações criminosas e atua no enfrentamento das comunicações proibidas nas unidades prisionais, por meio de revistas estratégicas, orientadas e ações de inteligência.
Em Alagoas, a Operação Mute está ocorrendo em três unidades prisionais e mobiliza cerca de 40 policiais penais. Até agora, as equipes atuaram na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira e na Penitenciária de Segurança Máxima (PSM2), estabelecimentos localizados em Maceió.
O policial penal Carlos Voss, secretário Executivo de Gestão Penitenciária da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), destaca a importância da operação, no combate ao crime. “A Operação Mute encontra-se na sua sétima fase e envolve policiais penais federais e estaduais de todo o país. É uma das maiores operações de combate ao crime dentro das unidades prisionais, que visa a retirada de qualquer meio de comunicação dos reeducandos com o meio externo, como também qualquer ilícito que se encontre como drogas e armas dentro do sistema prisional”.

São metas da Operação Mute combater a comunicação ilegal a partir da apreensão de celulares e outros dispositivos eletrônicos e assim impedir a coordenação de crimes, a troca de informações e a disseminação de ordens de facções criminosas e reduzir crimes como tráfico de drogas, roubos, homicídios e extorsões, que muitas vezes são ordenados de dentro dos presídios.
Além disso, a operação fortalece a segurança pública, graças à apreensão de armas, drogas e outros materiais ilícitos, além dos celulares, contribuindo para aumentar a segurança dentro das unidades prisionais e reduzir o risco de rebeliões e motins.
Últimas notícias
Sobe para 12 o número de presos do Comando Vermelho durante operação em AL
Picpay é condenada a indenizar cliente que teve nome negativado indevidamente
Compras da Black Friday devem injetar mais de R$ 69 milhões em Maceió, diz Fecomércio
IBGE lança processo seletivo recorde com 9,5 mil vagas, incluindo 259 em Alagoas
Campanha do Governo de AL viraliza ao resgatar personagens icônicos da Grande Maceió
Polícia Militar de Alagoas celebra Dia da Bandeira Nacional
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
