Política

Federação entre PP e União Brasil deve ter Arthur Lira como presidente nacional

O ex-presidente da Câmara articula o posto, mas ainda espera um retorno do UB

Por Felipe Ferreira 25/03/2025 13h01 - Atualizado em 25/03/2025 13h01
Federação entre PP e União Brasil deve ter Arthur Lira como presidente nacional
Arthur Lira deve comandar o partido que terá a maior bancada da Câmara dos Deputados - Foto: Reprodução

O deputado federal Arthur Lira deve mesmo ficar com a presidência da federação partidária entre o PP e o União Brasil. A aliança contará com 109 parlamentares, tornando-se a maior bancada da Câmara dos Deputados.

O PP já fechou questão quanto à federação com o União Brasil, mas o partido de Alfredo Gaspar ainda não vai bater o martelo.

De acordo com a Legislação, os partidos que fazem parte de uma federação devem atuar juntos como uma única sigla, pelos próximos quatro anos, com divisão do fundo partidário, tempo de televisão e o mesmo programa. O comando da união, no entanto, seria rotativo entre os dois, com substituição a cada seis meses.

Apesar da pendência, os diretórios estaduais já começaram a ser divididos - nove estados ficarão com o PP, nove com o União Brasil e outros nove serão distribuídos em acordo com a Executiva Nacional.

Em 2024, o Republicanos também entrou em negociações com o PP e o União Brasil, mas acabou declinando. O partido, que em Alagoas é comandado pelo deputado Antônio Albuquerque, abriu conversa com o PSDB de olho em uma federação.