Carlinhos Maia é flagrado de quadriciclo em área de desova de tartarugas no Litoral Sul de AL
Imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (2)
O influenciador digital Carlinhos Maia e seu marido, Lucas Guimarães, estão no centro de uma polêmica após divulgarem nas redes sociais, nesta quarta-feira (2), um passeio de quadriciclo em uma área de desova de tartarugas marinhas no Litoral Sul de Alagoas. As imagens, que mostram o casal circulando na faixa de areia, geraram críticas, especialmente do Instituto Biota de Conservação, que denunciou a ação e ressaltou o impacto ambiental da prática.
De acordo com o Biota, vídeos compartilhados nas redes sociais mostram claramente o uso de quadriciclos em uma região sensível e crucial para a preservação das tartarugas marinhas, entre os municípios de Roteiro e Jequiá da Praia. O local é considerado uma das principais áreas de desova dessas espécies, que estão em risco de extinção. A área é monitorada pela Reserva Extrativista Lagoas de Jequiá, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Área de desova de tartaruga no Litoral Sul de AL
A circulação de veículos motorizados em praias da zona costeira alagoana é ilegal desde julho de 2016, conforme resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM/AL). Essa normativa visa proteger ecossistemas locais e a fauna marinha, incluindo as tartarugas, que fazem suas desovas na região.
De acordo com a legislação, somente veículos oficiais em serviço, atividades licenciadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e operações de resgates da fauna estão autorizados a trafegar nessas áreas.
Com a denúncia formalizada, o Biota informou que tomará as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes para garantir a preservação do local.
O 7Segundos entrou em contato com o IMA que enviou uma nota se posicionamento sobre o caso:
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/ AL) tem recebido denúncias sobre a circulação irregular de veículos em praias, prática proibida pela Resolução CEPRAM Nº 31/2016. Em Jequiá da Praia, uma campanha educativa está em elaboração em parceria com a RESEX Lagoas de Jequiá (ICMBio) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Últimas notícias
Henry Borel: Justiça nega recurso de Jairinho que poderia anular julgamento
Teca Nelma percorre grêmios estudantis para ouvir a juventude de Alagoas
Cibele Moura lamenta decisão do TJ e reafirma apoio aos estudantes da Uncisal
Justiça Federal manda suspender passeios turísticos irregulares em Maragogi
Judiciário ouve movimentos sociais e discute conflitos fundiários em Alagoas
Voo atrasado: conheça os direitos do passageiro e quando exigir reparação
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
