DMTT impede circulação de veículos com descarga alterada no Feitosa e São Jorge
Operação Ruído Zero é executada em conjunto com a Guarda Civil Municipal
Na noite da última quinta-feira (3), agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e da Guarda Civil Municipal executaram mais uma etapa da operação Ruído Zero. A ação começou na Rua Joel Vieira dos Anjos, no bairro Feitosa, e prosseguiu até a Avenida Coronel Salustiano Sarmento, no São Jorge. Os agentes utilizaram um decibelímetro para aferir os níveis de ruído dos veículos.
Foram flagrados e autuados cinco veículos com descarga livre, sendo aplicada a medida de bloqueio administrativo. Os proprietários terão um prazo de até 15 dias para regularizar a situação junto ao DMTT. Caso contrário, o bloqueio será mantido e o caso encaminhado ao Detran/AL, impossibilitando o licenciamento do veículo.
Além das cinco autuações por descarga livre, durante a fiscalização, foram registradas outras infrações como três motoristas com Carteira Nacional de Habilitação vencida; quatro veículos com licenciamento vencido; e dois veículos com placas sem visibilidade, posicionadas paralelamente ao solo.
Executada desde 2023, a operação é efetivada depois do recebimento de denúncias feitas pela população, que incomodada com o barulho excessivo, aciona o DMTT. O barulho muito alto afeta idosos, crianças, pessoas autistas e até animais. Por isso, a iniciativa aborda condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores que possuem escapamentos adulterados, prática popularmente conhecida como descarga livre.
Retirar o silenciador ou perfurar o escapamento é uma irregularidade que se tornou uma prática comum entre alguns condutores. A atuação das equipes visa reduzir os transtornos causados pelo excesso de ruído, sobretudo em áreas residenciais.
“A Operação Ruído Zero é essencial para garantir o sossego e a qualidade de vida da população. Estamos comprometidos em combater de forma rigorosa os casos de escapamentos adulterados e contamos com a colaboração dos cidadãos para denunciar essas irregularidades”, pontuou o coordenador do Grupo de Pronta Resposta do DMTT, agente de trânsito Nicollas Albuquerque.
A operação, que ocorre semanalmente conforme o planejamento do DMTT, reforça o compromisso das autoridades com a segurança viária e o bem-estar da comunidade. O DMTT também ressalta a importância da participação popular, informando que denúncias podem ser realizadas por meio do aplicativo NOI Cidadão ou pelo telefone (82) 3312-5340.
Últimas notícias
Carnaval: Em menos de 24 horas, MPAL participa de 13 audiências de custódia no Sertão, uma de tentativa de homicídio
Recifes de Alagoas entram em projeto nacional de monitoramento e restauração ambiental
Violência no Agreste: MPAL desbanca álibi e pede prisão de mulher suspeita de matar esposo
Flávio Bolsonaro assina pedido de impeachment de Toffoli
“Maceió Abraça o Mundo”: Estudantes da rede municipal relatam emoção e expectativa rumo a Londres
Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas após caminhonete capotar na AL-220
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
