DMTT impede circulação de veículos com descarga alterada no Feitosa e São Jorge
Operação Ruído Zero é executada em conjunto com a Guarda Civil Municipal

Na noite da última quinta-feira (3), agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e da Guarda Civil Municipal executaram mais uma etapa da operação Ruído Zero. A ação começou na Rua Joel Vieira dos Anjos, no bairro Feitosa, e prosseguiu até a Avenida Coronel Salustiano Sarmento, no São Jorge. Os agentes utilizaram um decibelímetro para aferir os níveis de ruído dos veículos.
Foram flagrados e autuados cinco veículos com descarga livre, sendo aplicada a medida de bloqueio administrativo. Os proprietários terão um prazo de até 15 dias para regularizar a situação junto ao DMTT. Caso contrário, o bloqueio será mantido e o caso encaminhado ao Detran/AL, impossibilitando o licenciamento do veículo.
Além das cinco autuações por descarga livre, durante a fiscalização, foram registradas outras infrações como três motoristas com Carteira Nacional de Habilitação vencida; quatro veículos com licenciamento vencido; e dois veículos com placas sem visibilidade, posicionadas paralelamente ao solo.
Executada desde 2023, a operação é efetivada depois do recebimento de denúncias feitas pela população, que incomodada com o barulho excessivo, aciona o DMTT. O barulho muito alto afeta idosos, crianças, pessoas autistas e até animais. Por isso, a iniciativa aborda condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores que possuem escapamentos adulterados, prática popularmente conhecida como descarga livre.
Retirar o silenciador ou perfurar o escapamento é uma irregularidade que se tornou uma prática comum entre alguns condutores. A atuação das equipes visa reduzir os transtornos causados pelo excesso de ruído, sobretudo em áreas residenciais.
“A Operação Ruído Zero é essencial para garantir o sossego e a qualidade de vida da população. Estamos comprometidos em combater de forma rigorosa os casos de escapamentos adulterados e contamos com a colaboração dos cidadãos para denunciar essas irregularidades”, pontuou o coordenador do Grupo de Pronta Resposta do DMTT, agente de trânsito Nicollas Albuquerque.
A operação, que ocorre semanalmente conforme o planejamento do DMTT, reforça o compromisso das autoridades com a segurança viária e o bem-estar da comunidade. O DMTT também ressalta a importância da participação popular, informando que denúncias podem ser realizadas por meio do aplicativo NOI Cidadão ou pelo telefone (82) 3312-5340.
Últimas notícias

Luciano Barbosa inaugura praça modernizada no Cavaco e reforça espaços de convivência urbana

Defensoria Pública atende em regime de plantão dias 15 e 16 de setembro

Defensoria cobra providências para garantir segurança em área de aparecimento de jacarés em Arapiraca

Trecho da Amélia Rosa será interditado para nova obra emergencial de mudança

Prefeito JHC exonera dois secretários e diretor-presidente do Iprev Maceió
![[Vídeo] Arapiraca inaugura nova Casa de Cultura com biblioteca e sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude](https://img.7segundos.com.br/xs3nf2wgO5QGVAkZeY7YSdryAl4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/o-coracao-de-arapiraca-voltou-a-bater-forte-ritmado-festivo-colorido-e-muito-mais-feliz-a-re.jpg)
[Vídeo] Arapiraca inaugura nova Casa de Cultura com biblioteca e sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
