DMTT impede circulação de veículos com descarga alterada no Feitosa e São Jorge
Operação Ruído Zero é executada em conjunto com a Guarda Civil Municipal
Na noite da última quinta-feira (3), agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e da Guarda Civil Municipal executaram mais uma etapa da operação Ruído Zero. A ação começou na Rua Joel Vieira dos Anjos, no bairro Feitosa, e prosseguiu até a Avenida Coronel Salustiano Sarmento, no São Jorge. Os agentes utilizaram um decibelímetro para aferir os níveis de ruído dos veículos.
Foram flagrados e autuados cinco veículos com descarga livre, sendo aplicada a medida de bloqueio administrativo. Os proprietários terão um prazo de até 15 dias para regularizar a situação junto ao DMTT. Caso contrário, o bloqueio será mantido e o caso encaminhado ao Detran/AL, impossibilitando o licenciamento do veículo.
Além das cinco autuações por descarga livre, durante a fiscalização, foram registradas outras infrações como três motoristas com Carteira Nacional de Habilitação vencida; quatro veículos com licenciamento vencido; e dois veículos com placas sem visibilidade, posicionadas paralelamente ao solo.
Executada desde 2023, a operação é efetivada depois do recebimento de denúncias feitas pela população, que incomodada com o barulho excessivo, aciona o DMTT. O barulho muito alto afeta idosos, crianças, pessoas autistas e até animais. Por isso, a iniciativa aborda condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores que possuem escapamentos adulterados, prática popularmente conhecida como descarga livre.
Retirar o silenciador ou perfurar o escapamento é uma irregularidade que se tornou uma prática comum entre alguns condutores. A atuação das equipes visa reduzir os transtornos causados pelo excesso de ruído, sobretudo em áreas residenciais.
“A Operação Ruído Zero é essencial para garantir o sossego e a qualidade de vida da população. Estamos comprometidos em combater de forma rigorosa os casos de escapamentos adulterados e contamos com a colaboração dos cidadãos para denunciar essas irregularidades”, pontuou o coordenador do Grupo de Pronta Resposta do DMTT, agente de trânsito Nicollas Albuquerque.
A operação, que ocorre semanalmente conforme o planejamento do DMTT, reforça o compromisso das autoridades com a segurança viária e o bem-estar da comunidade. O DMTT também ressalta a importância da participação popular, informando que denúncias podem ser realizadas por meio do aplicativo NOI Cidadão ou pelo telefone (82) 3312-5340.
Últimas notícias
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Incêndio atinge veículo na Avenida Juca Sampaio, em Maceió
TJAL realiza casamento coletivo e oficializa união de 261 casais
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no povoado Folha Miúda, em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
