Clube do Vinil promove cultura, memória e música na Ufal; entrada é gratuita
Primeira edição acontece no dia 30 de abril, com mesa-redonda, audições, sorteios e participação ativa de estudantes de Jornalismo
Resgatar a experiência de ouvir discos de vinil, promover o diálogo entre gerações e valorizar a música como expressão cultural são os objetivos do projeto de extensão “Clube do Vinil: Comunicação, Cultura e Música”, que realizará seu primeiro encontro no dia 30 de abril, às 19h, no auditório do Bloco A de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O projeto, que tem participação ativa de estudantes de Jornalismo e coordenação dos professores Laís Falcão e Victor Pires, nasceu da percepção de que, embora muitas vezes considerado apenas um item retrô, o vinil representa um importante registro histórico, cultural e artístico. Sua materialidade oferece uma experiência tátil, visual e sonora singular, contrastando com a fluidez do consumo digital atual.
A programação contará com uma mesa-redonda sobre consumo e escuta de discos de vinil. Participam do debate Laís Falcão, professora substituta de Jornalismo na Ufal e pesquisadora de MPB; Victor Pires, professor da Ufal e pesquisador de mídia e música; Jailson Alvim, dono do tradicional sebo “Solar Discos”; e a mediação será feita por Pedro Vermelho”, estudante de Jornalismo.
Após a mesa, o evento segue com audições, apresentações e discussões de álbuns escolhidos pelos alunos e convidados. Além disso, alguns discos de vinil serão sorteados entre os participantes, valorizando ainda mais a proposta de incentivar a cultura do disco.
Além de fomentar o debate sobre o papel da música física num mundo cada vez mais digitalizado, o Clube do Vinil também estimula o desenvolvimento prático dos estudantes do curso de Jornalismo.
Os alunos estarão envolvidos em todas as etapas do evento, da produção à cobertura, e terão a oportunidade de exercitar a crítica musical, analisar álbuns, artistas e gêneros, discutir a relação da música com sociedade, política e cultura, e refletir sobre os modelos de produção e distribuição da indústria fonográfica.
Mais que um evento, o Clube do Vinil se propõe a ser um espaço de troca e aprendizado, reconectando gerações pela potência da música, transformando o som do vinil em ponto de encontro, memória viva e expressão cultural.
A atividade é gratuita e aberta à comunidade externa. Mas as vagas são limitadas, e é preciso se inscrever na página do evento, na plataforma Doity. Apaixonados por música de todas as idades estão convidados a participar desse espaço de escuta, troca e memória. É um convite à escuta atenta em tempos de pressa.
Serviço
Evento: Clube do Vinil
Data: 30 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: Auditório do Bloco A do COS - Ufal
Realização: Curso de Jornalismo / Ufal
Últimas notícias
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
