SSP/AL reforça patrulhamento com uso de drones de alta tecnologia
Equipamentos já estão em operação em Maceió e no Sertão e integram ações de policiamento com monitoramento em tempo real

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) iniciou, nesta sexta-feira (18), o uso de drones de alta tecnologia como ferramenta de apoio às ações de policiamento ostensivo e monitoramento em tempo real.
Os equipamentos, operados por equipes especializadas, já estão em atuação em Maceió e no Sertão, ampliando a capacidade de vigilância, resposta rápida e inteligência no combate à criminalidade.
Os drones fazem parte de um pacote de modernização da segurança pública alagoana que soma mais de R$ 647 milhões em investimentos realizados pelo Governo do Estado, que conta ainda com recursos do Governo Federal.
Desse total, R$ 800 mil foram destinados especificamente à aquisição dos dois drones de última geração, que contam com câmeras de alta resolução e visão noturna e câmera termal, além de integração com o sistema estadual de videomonitoramento.
Os equipamentos permitem a localização de entorpecentes e armamentos, inclusive em áreas de difícil acesso, e realizam reconhecimento facial de pessoas com mandados de prisão em aberto ou desaparecidas, auxiliando diretamente a atuação de unidades como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Rotam, Raio, o Canil, a Polícia Civil e o programa Ronda no Bairro.

“Estamos integrando tecnologia ao policiamento ostensivo. Com os drones, conseguimos facilitar o reconhecimento e a qualificação de todos que frequentam as áreas monitoradas, especialmente a orla de Maceió e suas ruas adjacentes. Essa inovação fortalece o trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil e do nosso sistema de videomonitoramento, resultando em uma atuação mais eficaz e segura para a população”, explicou o secretário-executivo de Políticas de Segurança da SSP, Patrick Madeiro.
O sistema já está operando de forma contínua após um período de testes e ajustes técnicos para integração completa com a Central de Videomonitoramento da SSP.
As imagens captadas pelos drones são recebidas em tempo real e passam por análise automatizada e humana para identificação de situações suspeitas e indivíduos procurados pela Justiça.

De acordo com Patrick, a ferramenta vai além do policiamento preventivo. “A tecnologia agora está a serviço da inteligência policial. Com o apoio do videomonitoramento, as imagens captadas alimentam nossos bancos de dados, facilitando ações rápidas, inclusive com uso de reconhecimento facial”, reforçou.
O chefe do Comando de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Jatobá, destacou que a iniciativa representa um avanço significativo na atuação das forças de segurança.
“Estamos utilizando veículos aéreos não tripuláveis, os drones, para ampliar a capacidade de vigilância, tanto de dia quanto à noite. Isso permite localizar áreas de possível tráfico de drogas e esconderijos, além de reconhecer pessoas desaparecidas. É a união da tecnologia com o trabalho do nosso policial militar treinado e também com o apoio do canil, garantindo um patrulhamento mais completo e eficaz”, afirmou o comandante
A iniciativa tem gerado efeitos positivos também na percepção dos visitantes da capital alagoana. A turista Renata Stubs, que visitou Maceió pela primeira vez com a família, ficou impressionada com o nível de segurança.
“A cidade foi uma surpresa muito grande. A gente andou muito pela orla, inclusive à noite, com celular na mão, bolsa do lado, e em nenhum momento sentimos medo. Pudemos deixar nossos pertences na cadeira e entrar no mar tranquilamente. Foi uma experiência muito segura. Somos de Rondônia e ficamos encantados. A vontade é de voltar”, contou.
O uso dos drones será gradualmente expandido para outras regiões da capital e do estado, acompanhando ações estratégicas de patrulhamento e inteligência policial.
A meta da SSP é tornar o uso de tecnologia cada vez mais presente na rotina operacional, garantindo mais eficiência, prevenção e sensação de segurança para todos que vivem ou visitam Alagoas.
Últimas notícias

Crédito consignado CLT será liberado pelos canais eletrônicos dos bancos a partir de sexta

Sefaz Alagoas facilita a isenção para beneficiários do IPVA
Terremoto de magnitude 6,2 atinge costa de Istambul na Turquia

Projeto Atletas do Futuro promove evento de combate às drogas na zona rural de Igaci

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Homem morre após bater a cabeça enquanto trabalhava em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
