Polícia

Vereador Rafael Feitosa articula disparo de Fake News contra o executivo municipal

Troca de mensagens entre assessor parlamentar e o vereador mostram a criação de informações enviezadas sobre a gestão do prefeito Carlos Gonçalves

Por 7segundos 26/04/2025 15h03 - Atualizado em 26/04/2025 15h03
Vereador Rafael Feitosa articula disparo de Fake News contra o executivo municipal
Rafael Feitosa articula disparo de Fake News contra o executivo municipal - Foto: reprodução/ Redes Sociais

Em mais um episódio que expõe os bastidores da política local, o vereador Rafael Feitosa se vê no centro de uma polêmica envolvendo a disseminação de fake news direcionadas à gestão do prefeito Carlos Gonçalves. Mensagens trocadas entre o parlamentar e um de seus assessores indicam uma articulação para construir e espalhar informações falsas sobre o salário de secretários de pastas estratégicas da gestão.

Os diálogos, que circularam em grupos de aplicativos de mensagens, revelam conversas onde o assessor sugere pautas negativas e articulação com perfis financiados para difamar ações da prefeitura, algumas comprovadamente falsas na própria apuração tendeciosa.

Além da falta de comprovação, o assessor ainda recebe do vereador orientações diretas para intensificar a divulgação em redes sociais e perfis financiados. A intenção, segundo os trechos vazados, seria apontar irregularidades na nomeação de membros do primeiro escalão “olha aí no portal da transparência os valores dos salários”, “aumentou não”, mas ainda assim, a orientação é de disseminar a falsa notícia.

A repercussão do caso pode abrir espaço para medidas judiciais. Especialistas em direito eleitoral alertam que a prática, além de antiética, pode configurar crime eleitoral e abuso de poder político.

A Câmara Municipal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o conteúdo das mensagens, mas já circulam pedidos para que a conduta do vereador seja apurada pelo Conselho de Ética da Casa.