Lava-jato é autuado por despejo irregular de efluentes na Avenida Gustavo Paiva
Água usada na limpeza de veículos era jogada na sarjeta da rede de drenagem
A Operação Línguas Sujas, flagrou nesta terça-feira (14) o despejo irregular de um grande volume de água residual por um lava-jato localizado na Avenida Comendador Gustavo Paiva, no bairro Mangabeiras. O estabelecimento foi identificado despejando diretamente na sarjeta da rede de drenagem urbana, água com alta concentração de produtos químicos utilizados na limpeza de veículos.
A prática, além de danificar o sistema de drenagem, provocou a deterioração do pavimento da avenida e afetou até mesmo o tráfego de pedestres na calçada, de acordo com denúncias feitas por moradores e comerciantes da região. A situação chegou a comprometer o funcionamento de estabelecimentos comerciais, devido ao acúmulo de água na porta das lojas.
O estabelecimento será notificado e autuado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Semurb), conforme previsto no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Municipal nº 4.548/96) e na legislação que trata da instalação e manutenção de caixas de gordura (Lei Municipal nº 6.961/19).
A ação faz parte da Operação Línguas Sujas, uma iniciativa da Prefeitura de Maceió executada pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A operação tem como objetivo identificar e combater lançamentos indevidos de água imprópria na rede de drenagem, prática que causa danos às tubulações, transtornos à população e impacto negativo ao meio ambiente urbano.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população com denúncias de irregularidades ambientais, que podem ser feitas por meio do número 156.
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
