Secretaria de Estado da Cidadania ressalta cuidados com cães e gatos em períodos chuvosos
Orientações sobre como proteger animais domésticos de desastres estão disponíveis em cartilha online
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) reforça orientações sobre medidas que devem ser adotadas para proteger e recuperar animais domésticos em períodos chuvosos. Para isso, tem sido disponibilizada a cartilha Desastres em Massa Envolvendo Cães e Gatos.
O subsídio, que está disponível gratuitamente no site da Secdef, secdef.al.gov.br, está sendo distribuído para os municípios alagoanos.
Além de garantir os direitos fundamentais, da cidadania, da dignidade da pessoa humana nas áreas da criança e adolescência, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, Tereza Nelma ressaltou que a Secdef também responde pela formulação e implementação de diretrizes e políticas públicas que garantam o bem-estar animal.

“A atuação conjunta do poder público, voluntários e sociedade civil é fundamental para minimizar os impactos de desastres na vida dos animais e de seus tutores”, destacou.
Tereza Nelma explicou que a cartilha visa orientar tecnicamente os municípios na elaboração de etapas que possam preparar e reduzir as consequências de desastres, por meio de respostas rápidas e recuperação dos animais, garantindo o bem-estar deles.
“Esses desastres podem ocorrer em um curto período de tempo, mas podem causar danos significativos à vida, infraestrutura e ao meio ambiente, afetando pessoas e animais. Portanto, é preciso de respostas urgentes”, disse.
A superintendente de Defesa e Proteção dos Animais da Secdef, Natália de Lima, explicou que a cartilha contém informações sobre implementação de políticas públicas, conscientização, elaboração de ações preventivas, bem como sobre medidas e procedimentos que devem ser tomadas após o desastre, como resgate e transporte dos animais.
“Gerenciar esses riscos implica antecipar cenários críticos, reduzir a probabilidade de danos e perdas, além de implementar estratégias para mitigar as consequências. Para isso, a cartilha traz algumas ações que são fundamentais para o bem-estar animal”, destacou.
Últimas notícias
Suspeito de encomendar morte de supervisor do CRB segue preso, determina Justiça
Defesa Civil inicia mapeamento em novas áreas para plano municipal de redução de riscos
Daniel Barbosa garante maior programa de ampliação da educação pública em Arapiraca
Teca Nelma reage à filiação de Maia e Loureiro ao PV: ‘Direita está se infiltrando’
Alagoas tem 150 vagas para a Inglaterra e inscrições se encerram em quatro dias
Ambulatório de Especialidades da Uncisal passa a ofertar atendimento em Homeopatia
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
