Saúde

Uso de Donepezila para casos graves de Alzheimer está disponível em Alagoas

Autorização do medicamento ocorreu por meio da portaria ministerial 20/2025; medicamento já era usado para casos leves e moderados da doença

Por 7segundos com assessoria 22/05/2025 17h05 - Atualizado em 22/05/2025 17h05
Uso de Donepezila para casos graves de Alzheimer está disponível em Alagoas
farmacêutica Rusilene Dantas diz que a medicação Donepezila trará grandes avanços no tratamento dos pacientes em estado avançado de Alzheimer - Foto: Ascom Sesau

O Ministério da Saúde através da portaria 20/2025 autorizou a extensão do uso do medicamento Donepezila para pacientes com a forma grave da doença de Alzheimer. Com isso, o fármaco já está disponível para dispensação aos usuários cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).

Segundo a farmacêutica Rusilene Dantas, a medicação trará grandes avanços no tratamento dos pacientes em estado avançado de Alzheimer.

“Os medicamentos anticolinérgicos do grupo do Donepezila já eram utilizados para quadros leves e moderados da doença de Alzheimer e, após estudos que comprovaram seu benefício para estágios avançados da doença, o Ministério da Saúde autorizou seu uso nesses casos”, explicou a especialista.

A farmacêutica do Ceaf ressaltou que o Alzheimer é uma enfermidade degenerativa que afeta as funções cerebrais como a memória, linguagem, cálculo, comportamento, sendo comprometidas lentamente, acometendo pessoas, geralmente, com mais de 60 anos.

“Existem casos registrados de pessoas, até com 45 anos, diagnosticadas com a doença, mas são extremamente raros. O mais comum, segundo se constata, é o acometimento em pessoas idosas”, pontuou.

Acesso ao medicamento


Para ter acesso ao medicamento Donepezila, o paciente deve, após diagnóstico médico, procurar a unidade do Ceaf em Maceió, na Rua Oldemburgo da Silva Paranhos, 830, bairro do Farol.

É necessário apresentar laudo médico, receita prescrita, exames assinados pelo médico, RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. Após avaliação por um médico perito, o paciente, se aprovado, receberá a medicação indicada para seu tratamento.

O Ceaf também conta com unidades descentralizadas em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares, que garantem a cobertura completa em todo o Estado de Alagoas.