Em Alagoas, ministro Luís Roberto Barroso discute Direitos Humanos na Serra da Barriga
Além dele, outras autoridades também participam do evento
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), será um dos destaques do I Encontro Nacional de Órgãos e Assessorias de Direitos Humanos do Judiciário Brasileiro, que acontece nesta segunda-feira (2), na histórica Serra da Barriga, em União dos Palmares, às 10h.
O evento é organizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do projeto Justiça Plural, que busca promover o amplo acesso à justiça para populações vulnerabilizadas. O encontro conta ainda com o apoio do Estado de Alagoas, da Prefeitura de União dos Palmares e da Fundação Cultural Palmares.
O presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, e o coordenador de Direitos Humanos do tribunal, Tutmés Airan, estarão presentes e participarão dos debates.
“Será um momento histórico. Pela primeira vez neste país, um presidente do Supremo Tribunal Federal vai à Serra da Barriga, solo marcado por tantas histórias de resistência e luta”, destacou Tutmés Airan.
Programação
As atividades começam às 9h com apresentações culturais. A cerimônia de abertura está marcada para as 9h30, seguida da palestra do ministro Barroso às 10h.
Logo após, às 10h30, uma mesa-redonda reunirá lideranças quilombolas locais e representantes do Observatório de Direitos Humanos (ODH) para discutir direitos quilombolas e o enfrentamento ao racismo estrutural no sistema de justiça.
Após um intervalo das 12h às 14h, o encontro terá mais uma apresentação cultural e uma exposição sobre o projeto Justiça Plural. Às 15h, haverá reunião do ODH para tratar da estruturação da rede judiciária de proteção aos direitos humanos. O encerramento está previsto para as 16h30.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
