Vereadores criticam Governo do Estado por não repassar recursos à Maternidade Nossa Senhora da Guia
Equipamento de saúde localizado em Maceió estava na iminência de fechar as portas, mas houve reação do Município para evitar prejuízos às famílias

O anúncio do prefeito de Maceió, JHC, em garantir apoio integral para reabertura da Maternidade Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço, suscitou debates sobre o tratamento dispensado pelo Governo do Estado ao não repassar recursos para manutenção do equipamento de saúde.
Além dessa abordagem na sessão desta quarta-feira (4), foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, Chico Filho, que declara de utilidade pública a maternidade.
“A Maternidade Nossa Senhora da Guia é fundamental para Maceió e para o Estado de Alagoas. É uma maternidade que nos últimos 15 ou 20 anos, teve registrado o nascimento de mais de 82 mil crianças. O equipamento estava prestes a fechar as suas portas porque o Governo do Estado não cumpria com a sua parte e não fazia os repasses financeiros. Ou seja, o Município cumpre com a sua obrigação, e o Estado, não”, contextualizou Chico Filho.
O presidente da Câmara fez questão de destacar o empenho da Prefeitura de Maceió que acordou com a Santa Casa de Misericórdia a reabertura da maternidade.
“Vi nas redes sociais do prefeito de Maceió, JHC, que foi determinado apoio integral para a reabertura da Maternidade Nossa Senhora da Guia, que vai voltar a funcionar a partir desta sexta-feira [6/6]. Com a reabertura, as mães alagoanas serão beneficiadas. As mães de Maceió, por sua vez, têm acesso ao Hospital da Cidade. É um trabalho muito sério feito pela Prefeitura de Maceió, Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa para que a maternidade não fosse fechada”, disse Chico Filho.
O vereador Kelmann Vieira aproveitou a discussão sobre a crise vivenciada na Maternidade Nossa Senhora da Guia para endossar as críticas e cobrar mais empenho político na garantia de recursos para a saúde municipal e estadual.
Últimas notícias

Prefeitura vai iniciar obras de calçamento e asfaltamento de Olho D’Água dos Cazuzinhas

Nunes vota por absolvição, mas maioria do STF condena Carla Zambelli

Artista arapiraquense apresenta “Conjure”: uma viagem pelo sobrenatural e simbólico

1º Campeonato Alagoano de Kung Fu e Boxe Chinês será realizado no Clube do Servidor

Após morte de gestante e bebê, hospital de Arapiraca diz que opera acima da capacidade

Centro Cultural Ivan Barros: mais uma parada cultural no FIPI
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
