Vereadores criticam Governo do Estado por não repassar recursos à Maternidade Nossa Senhora da Guia
Equipamento de saúde localizado em Maceió estava na iminência de fechar as portas, mas houve reação do Município para evitar prejuízos às famílias
O anúncio do prefeito de Maceió, JHC, em garantir apoio integral para reabertura da Maternidade Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço, suscitou debates sobre o tratamento dispensado pelo Governo do Estado ao não repassar recursos para manutenção do equipamento de saúde.
Além dessa abordagem na sessão desta quarta-feira (4), foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, Chico Filho, que declara de utilidade pública a maternidade.
“A Maternidade Nossa Senhora da Guia é fundamental para Maceió e para o Estado de Alagoas. É uma maternidade que nos últimos 15 ou 20 anos, teve registrado o nascimento de mais de 82 mil crianças. O equipamento estava prestes a fechar as suas portas porque o Governo do Estado não cumpria com a sua parte e não fazia os repasses financeiros. Ou seja, o Município cumpre com a sua obrigação, e o Estado, não”, contextualizou Chico Filho.
O presidente da Câmara fez questão de destacar o empenho da Prefeitura de Maceió que acordou com a Santa Casa de Misericórdia a reabertura da maternidade.
“Vi nas redes sociais do prefeito de Maceió, JHC, que foi determinado apoio integral para a reabertura da Maternidade Nossa Senhora da Guia, que vai voltar a funcionar a partir desta sexta-feira [6/6]. Com a reabertura, as mães alagoanas serão beneficiadas. As mães de Maceió, por sua vez, têm acesso ao Hospital da Cidade. É um trabalho muito sério feito pela Prefeitura de Maceió, Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa para que a maternidade não fosse fechada”, disse Chico Filho.
O vereador Kelmann Vieira aproveitou a discussão sobre a crise vivenciada na Maternidade Nossa Senhora da Guia para endossar as críticas e cobrar mais empenho político na garantia de recursos para a saúde municipal e estadual.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
