Rui Palmeira consegue apoio de sete vereadores para barrar eleição antecipada da Mesa Diretora na Câmara
Vereador precisa de nove assinaturas para que a resolução seja apreciada pela Casa de Mário Guimarães

O vereador Rui Palmeira criticou a antecipação da eleição que definirá o novo presidente da Câmara Municipal de Maceió para o biênio 2027-2028. O ex-prefeito anunciou, durante sessão nessa terça-feira (17), que pretende barrar a manobra que encontra respaldo no Regimento Interno da Casa.
De acordo com o entendimento atual da Câmara, a escolha dos membros da Mesa Diretora para o segundo biênio pode ocorrer a partir de junho do primeiro ano de mandato, ou seja, neste mês.
O vereador precisa de nove assinaturas para que a resolução que altera o cenário seja apreciada pelo Plenário da Casa de Mário Guimarães. Segundo a assessoria de Rui Palmeira, o edil já conseguiu o apoio de sete vereadores e deve continuar colhendo assinaturas na sessão desta quarta-feira (18).
Rui considera que o prazo atual é prejudicial já que os vereadores têm apenas cinco meses de convivência com a atual Mesa Diretora da Casa. O vereador lembrou, ainda na sessão, que chegou a barrar na Justiça uma reeleição da Mesa na Assembleia Legislativa quando foi deputado estadual.
De acordo com a resolução proposta pelo ex-prefeito de Maceió, a eleição da Mesa Diretora ocorrerá, obrigatoriamente, nos últimos três meses que antecedem o término do biênio em curso, sendo eleitos e empossados em janeiro do ano seguinte. Se aprovada, a eleição para a escolha da Mesa Diretora só deve acontecer em outubro de 2026.
A medida frustra as movimentações de bastidores que já trabalhavam na reeleição da atual Mesa, que tem Chico Filho (PL) como presidente, e tensiona a relação dos pares com o ex-prefeito.
O 7Segundos conseguiu, em primeira mão, a informação de que independente da resolução apresentada por Rui, o prazo para a convocação da eleição já foi perdido pelo presidente da Casa.
Segundo o atual artigo 37 do Regimento Interno, o presidente da Mesa Diretora deve convocar as eleições 10 dias antes da última sessão ordinária do mês de junho. A convocação, no entanto, não ocorreu.
A assessoria do vereador Rui Palmeira ainda não revelou o nome dos vereadores que assinaram a resolução que pretende alterar o Regimento Interno.
Últimas notícias

Famílias de vítimas do acidente na Serra da Barriga devem buscar indenização na Justiça

PRF flagra motorista com 56 comprimidos de anfetamina em Rio Largo

Homem vai registrar Boletim de Ocorrência e termina preso em Viçosa

Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em Piranhas

Relatório do IMA indica 28 áreas do litoral de Alagoas impróprias para banho

Chico Filho viabiliza apoio da Semed para manutenção de ações educativas no Instituto Cidadão Lagoa Mundaú
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
