Rui Palmeira consegue apoio de sete vereadores para barrar eleição antecipada da Mesa Diretora na Câmara
Vereador precisa de nove assinaturas para que a resolução seja apreciada pela Casa de Mário Guimarães
O vereador Rui Palmeira criticou a antecipação da eleição que definirá o novo presidente da Câmara Municipal de Maceió para o biênio 2027-2028. O ex-prefeito anunciou, durante sessão nessa terça-feira (17), que pretende barrar a manobra que encontra respaldo no Regimento Interno da Casa.
De acordo com o entendimento atual da Câmara, a escolha dos membros da Mesa Diretora para o segundo biênio pode ocorrer a partir de junho do primeiro ano de mandato, ou seja, neste mês.
O vereador precisa de nove assinaturas para que a resolução que altera o cenário seja apreciada pelo Plenário da Casa de Mário Guimarães. Segundo a assessoria de Rui Palmeira, o edil já conseguiu o apoio de sete vereadores e deve continuar colhendo assinaturas na sessão desta quarta-feira (18).
Rui considera que o prazo atual é prejudicial já que os vereadores têm apenas cinco meses de convivência com a atual Mesa Diretora da Casa. O vereador lembrou, ainda na sessão, que chegou a barrar na Justiça uma reeleição da Mesa na Assembleia Legislativa quando foi deputado estadual.
De acordo com a resolução proposta pelo ex-prefeito de Maceió, a eleição da Mesa Diretora ocorrerá, obrigatoriamente, nos últimos três meses que antecedem o término do biênio em curso, sendo eleitos e empossados em janeiro do ano seguinte. Se aprovada, a eleição para a escolha da Mesa Diretora só deve acontecer em outubro de 2026.
A medida frustra as movimentações de bastidores que já trabalhavam na reeleição da atual Mesa, que tem Chico Filho (PL) como presidente, e tensiona a relação dos pares com o ex-prefeito.
O 7Segundos conseguiu, em primeira mão, a informação de que independente da resolução apresentada por Rui, o prazo para a convocação da eleição já foi perdido pelo presidente da Casa.
Segundo o atual artigo 37 do Regimento Interno, o presidente da Mesa Diretora deve convocar as eleições 10 dias antes da última sessão ordinária do mês de junho. A convocação, no entanto, não ocorreu.
A assessoria do vereador Rui Palmeira ainda não revelou o nome dos vereadores que assinaram a resolução que pretende alterar o Regimento Interno.
Últimas notícias
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
