Rui Palmeira consegue apoio de sete vereadores para barrar eleição antecipada da Mesa Diretora na Câmara
Vereador precisa de nove assinaturas para que a resolução seja apreciada pela Casa de Mário Guimarães
O vereador Rui Palmeira criticou a antecipação da eleição que definirá o novo presidente da Câmara Municipal de Maceió para o biênio 2027-2028. O ex-prefeito anunciou, durante sessão nessa terça-feira (17), que pretende barrar a manobra que encontra respaldo no Regimento Interno da Casa.
De acordo com o entendimento atual da Câmara, a escolha dos membros da Mesa Diretora para o segundo biênio pode ocorrer a partir de junho do primeiro ano de mandato, ou seja, neste mês.
O vereador precisa de nove assinaturas para que a resolução que altera o cenário seja apreciada pelo Plenário da Casa de Mário Guimarães. Segundo a assessoria de Rui Palmeira, o edil já conseguiu o apoio de sete vereadores e deve continuar colhendo assinaturas na sessão desta quarta-feira (18).
Rui considera que o prazo atual é prejudicial já que os vereadores têm apenas cinco meses de convivência com a atual Mesa Diretora da Casa. O vereador lembrou, ainda na sessão, que chegou a barrar na Justiça uma reeleição da Mesa na Assembleia Legislativa quando foi deputado estadual.
De acordo com a resolução proposta pelo ex-prefeito de Maceió, a eleição da Mesa Diretora ocorrerá, obrigatoriamente, nos últimos três meses que antecedem o término do biênio em curso, sendo eleitos e empossados em janeiro do ano seguinte. Se aprovada, a eleição para a escolha da Mesa Diretora só deve acontecer em outubro de 2026.
A medida frustra as movimentações de bastidores que já trabalhavam na reeleição da atual Mesa, que tem Chico Filho (PL) como presidente, e tensiona a relação dos pares com o ex-prefeito.
O 7Segundos conseguiu, em primeira mão, a informação de que independente da resolução apresentada por Rui, o prazo para a convocação da eleição já foi perdido pelo presidente da Casa.
Segundo o atual artigo 37 do Regimento Interno, o presidente da Mesa Diretora deve convocar as eleições 10 dias antes da última sessão ordinária do mês de junho. A convocação, no entanto, não ocorreu.
A assessoria do vereador Rui Palmeira ainda não revelou o nome dos vereadores que assinaram a resolução que pretende alterar o Regimento Interno.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
