Leonardo Dias propõe emenda à LDO para garantir verba à população em situação de rua
Vereador tem se destacado como uma das principais vozes em defesa da população em situação de rua

O vereador Leonardo Dias (PL) protocolou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Maceió com o objetivo de assegurar recursos específicos para a formulação e execução de políticas públicas voltadas à população em situação de rua. A proposta, atualmente em tramitação na Câmara Municipal, pretende criar um orçamento temático voltado à assistência das pessoas em extrema vulnerabilidade social na capital alagoana.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa é um passo fundamental para viabilizar políticas públicas de forma transversal, contemplando áreas como saúde, assistência social, habitação, segurança e empregabilidade. “Não adianta discutirmos essa pauta sem garantir recursos. Essa emenda abre caminho para que, na Lei Orçamentária Anual (LOA), possamos enfrentar esse problema com seriedade e dignidade”, afirmou Dias em pronunciamento na Casa Legislativa.
Durante seu mandato, Leonardo Dias tem se destacado como uma das principais vozes em defesa da população em situação de rua em Maceió. Ele já destinou mais de R$ 1,3 milhão em emendas parlamentares para entidades que atuam diretamente no acolhimento e tratamento de pessoas vulneráveis, como a Casa de Ranquines, além de defender um modelo de políticas públicas que vá além da internação compulsória.
Para o vereador, a resposta ao crescimento dessa população deve incluir acolhimento humanizado, qualificação profissional e oportunidades de reinserção no mercado de trabalho. “O que buscamos é devolver autonomia e dignidade a essas pessoas, sejam dependentes químicos ou cidadãos em situação de extrema pobreza”, enfatizou.
Entre as ações recentes que contaram com a articulação de Leonardo Dias está a inclusão de vagas prioritárias para moradores em situação de rua no Projeto Operação Trabalho (POT), lançado no mês passado. O edital, fruto de uma parceria entre o vereador, o prefeito JHC (PL) e o secretário Moacir Teófilo Neto, da Alurb, prevê a contratação dessas pessoas para serviços de zeladoria e jardinagem em praças públicas de Maceió.
Ao pedir o apoio dos colegas vereadores para a aprovação da emenda à LDO, Leonardo reiterou a urgência de um compromisso coletivo com o enfrentamento do problema. “Essa é uma demanda que vem crescendo e que precisa de resposta efetiva. Temos debatido, mas chegou a hora de agir com responsabilidade orçamentária e visão social”, concluiu.
Últimas notícias

Polícia prende acusado de atropelar vítimas após desentendimento em boate no Jaraguá

Vereadora quer impedir que autores de violência doméstica ocupem cargos públicos

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

Secretário da Saúde garante R$ 10 milhões mensais de recursos para Alagoas

Denúncia anônima leva polícia a apreender espingarda artesanal na Vila Brejal

PL enfrenta problemas para formar chapa de deputados estaduais em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
