Cibele Moura propõe comenda para Alane Menezes por atuação na ciência e defesa animal
A homenageada possui um vasto campo de atuação profissional, com ênfase na nutrição clínica materno-infantil, especialmente em gestações de alto risco e desfechos perinatais
A deputada estadual Cibele Moura protocolou, na Assembleia Legislativa de Alagoas, um Projeto de Resolução concedendo a Comenda de Mérito Deputada Lily Lages à professora Alane Cabral Menezes de Oliveira, idealizadora do projeto União Pet, por suas relevantes contribuições à ciência e à defesa dos direitos dos animais no estado.
Natural de Maceió, Alane Menezes é professora associada da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Ciências da Saúde e doutora em Biotecnologia em Saúde. Hoje, ela ocupa o cargo de primeira-dama de União dos Palmares e de secretária municipal de Assistência Social.
A homenageada possui um vasto campo de atuação profissional, com ênfase na nutrição clínica materno-infantil, especialmente em gestações de alto risco e desfechos perinatais. Compõe o corpo docente efetivo dos programas de pós-graduação em Nutrição (PPGNUT/UFAL) e em Ciências da Saúde (PPGCS/UFAL), com orientação de alunos de mestrado e doutorado, além de liderar o Grupo de Pesquisa em Saúde e Nutrição Materno-Infantil do CNPq.
Sua trajetória acadêmica também se destaca pela relevante contribuição à ciência alagoana. Alane já publicou diversas obras acadêmicas, sendo autora de quatro livros didáticos, colaborou com a publicação de inúmeros artigos científicos e coordenada ou participa ativamente de projetos de pesquisa, a grande maioria com financiamento por agências de fomento dos governos estadual e federal, que têm gerado grande impacto para o avanço da medicina, nutrição, e da ciência no estado de Alagoas, no Brasil e no mundo.
Sobre o União Pet
O programa União Pet é referência em políticas públicas voltadas ao cuidado de animais de rua e pets de famílias de baixa renda. A iniciativa promove castrações gratuitas, feiras de adoção, campanhas educativas e atendimento veterinário.
A justificativa apresentada pela deputada Cibele Moura destaca que Alane “reflete com fidelidade os valores da Comenda, que carrega o nome de uma das pioneiras na valorização do papel feminino na política e no progresso social”. O texto ressalta a atuação da homenageada nas áreas de ciência, educação, assistência social, proteção animal e turismo.
Em junho deste ano, a deputada esteve na sede do projeto, em União dos Palmares, para o qual destinou R$ 100 mil em emendas parlamentares, visando a ampliação das ações de castração, adoção e cuidado animal no município. O União Pet já castrou mais de 1.500 animais e realizou mais de 130 adoções responsáveis desde sua criação.
“Com foco na castração, na promoção da adoção consciente e no tratamento digno de cães e gatos em situação de abandono, o União Pet se destacado não apenas pela estrutura, mas também pela sensibilidade social de sua proposta e pelo compromisso de sua idealizadora e da gestão do prefeito Júnior Menezes com a causa animal”, destacou Cibele.
A deputada estadual reforçou a importância do projeto e a atuação da homenageada não apenas nas áreas da ciência, saúde e gestão pública, mas também no turismo, já que Alane apresenta, nas redes sociais, o quadro “Simbora Conhecer”, valorizando a história, cultura e belezas de União dos Palmares.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
