Prefeitura de Maceió reorganiza estrutura da gestão e extingue secretarias
A reorganização busca racionalizar o uso dos recursos públicos e aprimorar a prestação dos serviços municipais
A Prefeitura de Maceió publicou nessa segunda-feira (07), em edição extraordinária do Diário Oficial do Município, a Lei Delegada que trata da reestruturação administrativa das entidades que compõem a gestão municipal. A medida tem como objetivo tornar a administração mais eficiente, econômica e alinhada às necessidades atuais da população.
A nova estrutura não prevê a criação de secretarias, mas extingue algumas pastas e redistribui suas competências entre órgãos já existentes. A reorganização busca racionalizar o uso dos recursos públicos e aprimorar a prestação dos serviços municipais.
Com a nova configuração, os serviços anteriormente executados pela extinta Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo foram redistribuídos para a Autarquia de Meio Ambiente e Sustentabilidade e para o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental.
Além disso, a Prefeitura criou novos serviços sociais autônomos, como o Maceió Turismo, que terá a missão de promover o desenvolvimento do turismo na capital de forma transversal, técnica e inovadora. A nova entidade atuará na execução de ações de fomento ao turismo e prestará apoio técnico, logístico e institucional à Secretaria Municipal de Turismo.
A Lei Delegada também institui o Maceió Educação, voltado ao desenvolvimento integral da educação municipal, e o Serviço Social de Desenvolvimento de Maceió, que incorpora as atribuições do extinto Maceió Investe. Este novo serviço terá como foco o planejamento e execução de projetos, ações, programas e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da cidade.
Segundo a gestão municipal, a reestruturação foi planejada com responsabilidade e visa modernizar a máquina pública, fortalecendo áreas estratégicas para o crescimento de Maceió.
Mais informações sobre as mudanças podem ser conferidas na edição extraordinária do Diário Oficial do Município, publicada em 07 de julho de 2025. Clique aqui e confira.
Últimas notícias
Manchas de óleo são encontradas na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres
Homem morto a tiros em Arapiraca tinha passagem por tráfico de drogas
Moradores denunciam vazamento de água na Jatiúca; este é o 2º caso na semana
Casal é assaltado por criminosos armados em ponto de ônibus em Igaci
Defesa Civil reconhece emergência por estiagem em quatro cidades de AL
Homem é assassinado a tiros às margens do Riacho Piauí, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
