Segurança

Suspeito morre em confronto com a PM durante operação contra o tráfico em São Miguel dos Campos

Ele chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos

Por Lane Gois 19/07/2025 15h03 - Atualizado em 19/07/2025 15h03
Suspeito morre em confronto com a PM durante operação contra o tráfico em São Miguel dos Campos
Ele chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos - Foto: Reprodução

Uma operação desencadeada pelas guarnições da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (1ª Cia) resultou na morte de um suspeito, além da apreensão de armas de fogo e drogas, na manhã deste sábado (19), no Centro de São Miguel dos Campos. A ação ocorreu na Vila Adriana, localizada na Rua Coronel José Calazans.

De acordo com a PM, o alvo da operação era César Mata Grande da Silva, conhecido como “Matinha”, apontado como integrante da facção criminosa Neutros. Ele estaria na região com o objetivo de assumir o controle do tráfico de drogas após a prisão de outro traficante identificado como “Bina”. Informações do serviço de inteligência indicavam que Matinha também planejava a execução de rivais.

Com um mandado de prisão em aberto, as equipes do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes Alfa, Pelopes Bravo, FT Pelopes e FT Comando) montaram um cerco à residência. Ao chegarem ao local e se identificarem, os policiais foram recebidos a tiros por um homem conhecido como “Loucurinha”, apontado como braço direito de "Matinha", na facção.

Houve confronto, e o suspeito foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a PM, “Loucurinha” era investigado por participação em pelo menos três homicídios, além de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo — todos ligados à disputa pelo controle do tráfico local.

Durante a ação, "Matinha" conseguiu fugir pelos fundos da residência. A polícia não descarta a possibilidade de que ele tenha sido ferido durante o confronto, e as buscas pelo foragido continuam.

Na residência, os policiais apreenderam dois revólveres — um calibre 38, utilizado por "Loucurinha", e outro calibre 32, escondido em um tonel nos fundos do imóvel, além de grande quantidade de drogas (maconha e crack), uma balança de precisão e materiais para embalo dos entorpecentes.

O comandante da 1ª Cia, major Veloso, classificou a operação como “exitosa” e afirmou que a ação representa um duro golpe contra o tráfico e a facção criminosa que atua na região.

Todo o material apreendido foi encaminhado à 6ª Delegacia Regional da Polícia Civil (6ª DRP) de São Miguel dos Campos, que dará continuidade às investigações.


*Estagiário sob supervisão